Araucária alcançou nesta semana a importante marca de 90% de vacinados contra a Covid-19, a doença que tem obrigado a sociedade a reinventar a forma como vive. O dado precisa ser comemorado, mas ainda com cautela. Afinal, o número ainda se refere a primeira dose do imunizante
Ao todo, já são 97.237 os que receberam a primeira dose da vacina em Araucária. A esses some-se as 5.334 pessoas que receberam a vacina de dose única da Janssen e temos mais de 100 mil araucarienses que já tiveram acesso a imunização, mesmo que parcial.
Nos últimos dias, finalmente, a campanha de vacinação alcançou a base do público-alvo previsto no Plano Nacional de Imunização (PNI), que são os adultos com 18 anos ou mais. Desde sábado, 18 de setembro, quem atingiu a maioridade já vem sendo chamado para receber a primeira dose.
Na segunda-feira (20), por exemplo, o movimento no Ginásio Joval de Paula Souza foi intenso, com mais de duas mil pessoas sendo vacinados num único dia e esgotando as doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao Município.
Os últimos dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) mostram que 2.782 pessoas de 18 e 19 anos já atenderam ao chamamento da vacina e este número deve aumentar ao longo desta quinta-feira (23) quando a campanha de vacinação para quem tem 18 anos ou mais será reaberta, já que a cidade recebeu novas doses de imunizantes da Pfizer e Coronavac.
E para esta nova fase da campanha de vacinação, chamada de repescagem, o horário de vacinação também mudou. Terá início às 14h e se encerrará às 21. Antes a imunização tinha início às 9h e se encerrava às 16h. A mudança tem como objetivo alcançar aquelas pessoas que trabalharam durante o dia e que, mesmo com a legislação abonando a falta para tomar a vacina, não conseguiram dar uma escapada para receber a imunização. O local da aplicação da primeira dose permanece sendo o Ginásio Joval, que fica anexo ao Parque Cachoeira.
Avançou
Paralelamente ao avanço da imunização com primeira dose, os que já completaram a vacinação recebendo duas doses ou a vacina de dose única também alcança uma marca simbólica. Até a noite desta quarta-feira (22) já eram 50.175 as pessoas completamente imunizadas. Ou seja, quase 50% do público-alvo, que é de pouco mais de 106 mil pessoas.
Texto: Waldiclei Barboza
Publicado na edição 1280 – 23/09/2021