Calçadas quebradas aborrecem moradores
PMA diz que calçadas são responsabilidade dos donos das casasCalçadas quebradas aborrecem moradores

Caminhar pelas calçadas em alguns bairros de Araucária é uma aventura cada vez mais complicada. A falta de manutenção provocou estragos e os pedestres precisam driblar os buracos para não se machucarem. Na Rua Marcelino Jacinski, no trecho compreendido entre as ruas Valentim Wal e Jonet Zanetti Silva, no bairro Tindiquera, além das crateras, muitos trechos estão com rachaduras ou quase sem concreto.

O problema chegou à redação do Jornal O Popular através de denúncias feitas por moradores. Eles reclamam que as calçadas estão intransitáveis e várias pessoas já se machucaram. “Minha filha tem problema de visão e sofre toda vez que precisa andar por estas calçadas. A Prefeitura precisa vir aqui dar uma olhada e consertar logo os estragos antes que seja necessário refazer toda a calçada”, denunciou uma moradora.

Outro morador relatou que já tropeçou em um buraco na calçada e por pouco não se feriu. “Calçadas quebradas são um prato cheio para reclamações, por isso, se a Prefeitura não quer ser incomodada com frequência, que dê um jeito nisso”, disse.

A Secretaria Municipal de Urbanismo informa que a lei 2.159/2010, que dispõe sobre o Código de Obras e Posturas do Município de Araucária é clara, no artigo 85, ao definir que “os proprietários de imóveis que tenham frente para ruas pavimentadas ou com meio-fio e sarjeta, são obrigados a pavimentar e conservar os passeios à frente de seus lotes”. Sendo assim, cabe diretamente aos responsáveis a obrigação na execução de reparos.