Certificado de prata para um caminhante araucariense
Paulo Roberto recebeu o reconhecimento da Suíça por ter completado 30 caminhadas da natureza

Paulo Roberto Rockenbach, de 57 anos, iniciou suas caminhadas devido às recomendações médicas e, logo, se tornou um fã dessa atividade que lhe proporcionava saúde, bem estar, oportunidades de conhecer lugares diferentes e novas pessoas. No entanto, ele não imaginava que, além de tantos benefícios, as caminhadas tivessem o poder de torná-lo conhecido mundialmente. “Eu já concluí duas Cadernetas do Caminhante e tive a alegria de receber os certificados de bronze e de prata, um reconhecimento enviado pela Suíça”, comemora o araucariense.

O primeiro prêmio internacional foi conquistado em outubro de 2012, quando o atleta concluiu dez caminhadas. Já o segundo veio no início deste ano, quando Paulo completou mais vinte participações. “Agora, vou buscar o ‘ouro’ enquanto aproveito novos circuitos homologados da região, do país e de outros lugares do mundo”, adianta.

Entre esses circuitos diferenciados está o Caminho da Fé, que passa por São Paulo e Minas Gerais, e também o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. “Além das 20 caminhadas que quero fazer por aqui, pretendo retornar a Santiago para fazer esse percurso de 150km com duração de sete dias. Lá participam pessoas do mundo inteiro, e a experiência é única”, garante.

Para participar
No entanto, os interessados em iniciar a carreira de caminhante não precisam começar tão longe, pois dezenas de caminhadas acontecem anualmente no Paraná. Para participar delas, basta acessar o calendário anual nos sites www.andabrasil.com.br ou www.emater.pr.gov.br, e montar um roteiro.

A Caderneta Internacional do Caminhante será entregue no primeiro percurso realizado e o participante precisará coletar o carimbo oficial de dez circuitos para completá-la. Depois, com todos os espaços preenchidos, basta enviar a carteira para a entidade AndaBrasil na Av. Presidente Antônio Carlos 54/804 – Centro – Rio de Janeiro – RJ, CEP 20020-010. Essa instituição encaminhará seus dados para a Europa e, em pouco tempo, a certificação internacional será emitida.