Desintegração das linhas de ônibus significa retrocesso para os araucarienses

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A tarifa do transporte coletivo da capital teve um aumento de 25 centavos no final de 2014. No início deste ano, o Prefeito de Curitiba anunciou novo aumento da tarifa para R$ 3,30 em dinheiro e R$ 3,15 no cartão-transporte. Em Araucária, nos últimos dias, foi anunciado também que o custo por passagem do TRIAR e para quem tem o cartão da CMTC sairá por R$ 2,50. Porém, com a desintegração das linhas do transporte coletivo é o usuário quem sai perdendo, afinal uma ida de Araucária a Curitiba não sairá por menos de R$ 5,80. Quem trabalha em uma cidade e mora na outra, precisará desembolsar nada menos que R$ 11,60 por dia, o que significa verdadeiro retrocesso para a população.

Uma das finalidades do transporte coletivo é diminuir o número de automóveis nas ruas, entretanto com a mudança apresentada não é necessário nenhuma bola de cristal para prever que as vias públicas ficarão ainda mais congestionadas. Façamos as contas: com o litro da gasolina a R$ 3,30, 9 litros saem por R$ 29,70; uma viagem de ida e volta de Araucária a Curitiba gasta em torno de três litros; ou seja, com este valor é possível ir e voltar da capital por três dias. Com o transporte coletivo a conta não sai por menos de R$ 34,80 nos mesmos três dias.

A Prefeitura de Curitiba informou que “as mudanças são necessárias em função da decisão da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) de reduzir a extensão das linhas metropolitanas integradas”. O SIFAR acredita que a desintegração e o reajuste não resolve o problema dos custos, somente penaliza o usuário, representando a regressão para os araucarienses que contavam com a integração há mais de 20 anos.

No Terminal Rodoviário Central, em Araucária, obras estavam sendo realizadas para modernizar o local e adequá-lo à integração. Hoje contamos com uma estação que serve para nada. Produto custeado pelo dinheiro da população, que financia a incompetência dos governantes.

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