NIS 24H será fechado para reformas a partir de segunda

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

nis-2
A partir da próxima segunda-feira, 22 de dezembro, as pessoas adultas que precisarem de atendimento de urgência e emergência não poderão recorrer ao NIS 24 horas. Isso porque o local terá que passar por uma reforma para se adequar a uma série de exigências determinadas pela Vigilância Sanitária do Município. Enquanto esta reforma estiver acontecendo, o atendimento de urgência e emergência adulto será concentrado na UPA do jardim Planalto, que fica no bairro Costeira.

Ao que se sabe, a decisão de interromper o atendimento no NIS foi tomada após a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) ter sido notificada pela Vigilância Sanitária, que num relatório de treze páginas elencou uma série de problemas identificados em vistorias feitas no local. No documento, inclusive, a Vigilância cita que algumas das inadequações já são relatadas pelo órgão desde 2011 sem que até o momento tenham sido regularizadas.

A notificação da Vigilância foi produzida por quatro profissionais do órgão: um fiscal sanitário, uma enfermeira, uma engenheira e um cirurgião dentista. O auto de infração foi entregue à SMSA no dia 12 de dezembro, sendo que a Prefeitura tinha cinco dias úteis para regularizar a situação. Do contrário, o NIS perigava ser interditado.

Como as adequações exigidas pela Vigilância eram muitas, sendo que várias delas precisam ser feitas na estrutura interna e externa do prédio, a Prefeitura se viu sem opção, a não ser interromper o atendimento no NIS para uma ampla reforma. “Infelizmente, é impossível fazer essa reforma com o local em funcionamento. Então optamos por concentrar os atendimentos na UPA enquanto mexemos no NIS”, explicou o secretário de Saúde, Rogério Kampa.

Ainda segundo ele, a previsão é de que essa reforma dure, no mínimo, seis meses, por conta da necessidade de se contratar uma empresa para realizar a obra. “Nossa intenção é terminar o quanto antes, mas o que podemos garantir é que, enquanto isso, os usuários serão bem recebidos e atendidos na UPA, até porque lá estarão concentrados todos os profissionais que atuavam no NIS”, acrescentou Rogério.

Transporte

Durante a semana que vem, enquanto as pessoas não se adaptam à interrupção do atendimento no NIS, a Prefeitura irá disponibilizar ônibus que, de meia em meia hora, fará o transbordo de pacientes do NIS até a UPA do Planalto.

Texto: Waldiclei Barboza

Compartilhar
PUBLICIDADE