Pacientes aguardam anos para consultar com um neurologista

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Não apenas em Araucária, mas em quase todas as cidades do país, uma das principais reclamações da população na área de saúde é a falta de especialistas, principalmente neurologistas. Em Araucária, por exemplo, o sistema púbico de saúde dispõe de apenas um profissional nesta área, o que torna praticamente inviável conseguir uma consulta.

Uma paciente que entrou em contato com a reportagem do Jornal O Popular, disse que a mais de dois anos aguarda por uma consulta com um neurologista. “Consultei a primeira vez particular, consegui fazer o exame pelo SUS, mas como demorou muito, perdi o retorno com o médico. Não tenho dinheiro para pagar outra consulta particular, por isso estou aguardando na fila. Preciso mostrar o exame, que deu uma alteração. Liguei no postinho e o rapaz disse que separaram os casos por prioridade. Mas com a falta de profissionais, não tem prazo para a consulta sair, e provavelmente eu fique mais alguns anos esperando”, contou.

Outro paciente que procurou nossa reportagem comentou que já era difícil conseguir consulta com um neurologista quando o município tinha mais profissionais desta especialidade, imagine agora, que tem apenas um. “Se a gente tiver um problema grave, não tem escolha: morre esperando!”, lamentou.

A Prefeitura alegou que está fazendo um estudo, através de uma equipe técnica da Secretaria de Saúde, para implementar ações que possam auxiliar a zerar as filas de exames e de consultas no município. A estimativa é de que no final do mês de março será iniciado o processo para que tal meta seja atingida, provavelmente com licitação ou credenciamento para contratação de profissionais. Explicou ainda que no município existe apenas um neuropediatra concursado no momento e que atualmente os casos mais urgentes são encaminhados para a urgência e emergência do município. já os casos mais avançados, são encaminhados para atendimento do Estado, via central de regulação municipal.

Texto: Maurenn Bernardo

Compartilhar
PUBLICIDADE