O câncer de mama e as doenças ginecológicas possuem alta incidência, com elevado grau de letalidade, ainda assim, são doenças que podem ser evitadas se a paciente tiver acompanhamento médico preventivo. É por isso que há cerca de 30 anos, o mês de outubro é marcado por eventos do Outubro Rosa, cujo objetivo principal é ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. Em Araucária, conforme orientações da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), as unidades básicas de saúde (UBS) realizam uma série de ações voltadas à campanha.
Uma delas é rastreamento do câncer de colo de útero por meio do exame citopatológico, que detecta alterações nas células do colo do útero, nas mulheres de 25 a 64 anos, que já iniciaram a vida sexual. Também é feito o rastreamento de câncer de mama nas situações de sintomas suspeitos de câncer ou resultados anteriores alterados. A vacinação contra o HPV também acontece nas unidades de saúde, para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.
Segundo a Secretaria de Saúde, a todo momento as unidades promovem a conscientização das mulheres sobre as ações para promoção do autocuidado, como a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, saúde mental, tabagismo, alcoolismo, entre outros.
Dia D
No sábado, 24 de outubro, a Secretaria de Saúde vai promover o dia “D”, onde será feita a coleta de exames citopatológico de colo de útero, mais conhecido como Papanicolau. A coleta será feita nas unidades básicas de saúde, no horário das 8h às 17 horas.
A SMSA também ressaltou que todas as ações realizadas nas UBS seguem os protocolos de prevenção à Covid-19. E destacou que é importante que as moradoras entrem em contato via telefone com a UBS mais próxima porque algumas ações podem variar de data, conforme cada unidade.
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1234 – 15/10/2020