Araucária PR, , 19°C

Foto: divulgação
Casos crescem a cada ano e Saúde reforça a importância da prevenção
Foto: divulgação

O Outubro Rosa coloca em pauta a importância do acompanhamento preventivo para o câncer de mama e de colo de útero. Esse é um dos meses de conscientização mais emblemáticos do calendário da saúde, principalmente por causa da incidência desse tipo de tumor no Brasil. Em Araucária, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, somente neste ano, 15 mulheres já foram diagnosticadas com câncer de mama e 8 com câncer de colo de útero (dados registrados até 16/10/2020). Em 2019, foram 27 casos confirmados de câncer de mama, 9 casos em 2018 e 8 casos em 2017. Já os casos confirmados de câncer de colo de útero foram 27 em 2019, 21 casos em 2018 e 32 casos em 2017.

Ainda nas estatísticas da SMSA, atualmente 154 mulheres estão em acompanhamento na especialidade de colposcopia no Centro de Saúde da Mulher. Desde o início dos atendimentos, em 2011, este serviço já atendeu 940 mulheres e dessas, 194 necessitaram de cirurgias pré neoplásicas, as quais já foram realizadas. Os resultados de exames confirmados para neoplasia são encaminhados para outros serviços de referência em oncologia.

Casos suspeitos

O atendimento inicial de pacientes com suspeita de câncer de mama ou câncer de útero é realizado através das unidades de saúde da Atenção Primária do município. Nos casos de suspeita de câncer de mama, a paciente retorna para a unidade básica com o resultado da mamografia realizada (solicitada pelo médico). Em seguida é solicitada a realização de ecografia de mama para confirmação do resultado. Após a avaliação e parecer do médico da unidade, a paciente é encaminhada para a especialidade de oncologia.

O agendamento da especialidade é feito pela Central de Regulação do município, que assim que recebe a solicitação da Atenção Primária, seja ela por e-mail ou por meio de guia física e, conforme disponibilidade, é feito o agendamento para o hospital de referência. Para pacientes que fizeram a primeira consulta oncológica no Hospital Erasto Gaertner, a Central de Regulação busca pelo retorno no mesmo hospital, através de fluxo alternativo com a 2ª Regional de Saúde do Paraná.

Complementando o acompanhamento e atendimento da paciente realizado pelas unidades de saúde, o monitoramento dos resultados com suspeita ou confirmação de câncer de mama também é realizado pela supervisão da Saúde da Mulher da Atenção Primária, que atua no Departamento de Atenção Primária (DAP). O departamento entra em contato com a unidade da paciente após a identificação do resultado. A consulta de resultado de mamografia é realizada através do sistema Siscan – Sistema de Informação do Câncer.

Para casos de suspeita ou confirmação de câncer de colo de útero, a confirmação do resultado do exame preventivo ocorre de 3 formas: através de emissão de laudo no sistema Siscan, por contato telefônico direto do laboratório com a unidade de saúde responsável pela paciente e pelo envio via malote do resultado físico do exame. Após a ciência do resultado por parte do enfermeiro, a busca ativa da paciente é realizada. Com a avaliação e parecer do médico da unidade, a paciente é encaminhada para a especialidade de oncologia ou para o Centro de Saúde da Mulher, dependendo do grau da lesão.

Complementando o acompanhamento e atendimento da paciente realizado pelas unidades de saúde, o monitoramento dos resultados com suspeita ou confirmação de câncer de colo de útero também é realizado pela supervisão da Saúde da Mulher da Atenção Primária, que atua no Departamento de Atenção Primária (DAP), que entrará em contato com a unidade da paciente após a identificação do resultado.

Centro de Saúde

A SMSA ressalta que o Centro de Saúde da Mulher, em Araucária, é uma unidade da Atenção Secundária que recebe as pacientes encaminhadas pela Atenção Primária, quando estas apresentarem alteração no resultado do exame de preventivo. As pacientes são encaminhadas para a especialidade de colposcopia e são realizados acompanhamentos e encaminhamentos necessários para cada caso. A Clínica também oferta vagas para a realização de ecografia mamária agendados pela Central de Regulação conforme pedido do profissional de saúde. Através do Serviço de Remoção de Pacientes de Araucária, a Prefeitura disponibiliza transporte aos pacientes para os hospitais da região.

Em razão do vírus Sars-CoV-2, causador da atual pandemia de Covid-19, muitos exames preventivos de câncer de colo de útero e mamografias tiveram que ser cancelados ou reagendados em virtude das ações para contenção da doença. Seguindo a recente Resolução Estadual SESA n° 1268/2020 (de 13 de setembro de 2020), que determinou o restabelecimento da realização de exames eletivos em 75%, a Secretaria Municipal de Saúde vem buscando normalizar a prestação de exames preventivos e de diagnóstico para cânceres de colo de útero e de mama por meio da campanha do Outubro Rosa.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1235 – 22/10/2020

Leia outras notícias
MedPrev - Novembro Azul