Um fim de semana repleto de aprendizado, gincanas e momentos de reflexão alegraram quase 60 crianças de Araucária. Isso mesmo! Com muita determinação, os pequenos entre seis e nove anos trocaram a cama quentinha e a comidinha da mamãe por três dias acampando em São Luiz do Purunã com mais de mil crianças e quase 500 voluntários. O evento se chama Aventuri, e reuniu 49 clubes da região central do Paraná em uma programação repleta de atividades entre os dias 13 e 15 de novembro.
Este ano, Araucária participou com três entidades, e trouxe boas lembranças do encontro. “O tema foi ‘Somos Um’, então cada clube representou um país diferente e pesquisou a respeito da cultura da região. Nós, por exemplo, ficamos com a Holanda e fizemos roupas típicas, conseguimos diversos objetos de lá para uma exposição e até construímos dois moinhos para a entrada da nossa área de acampamento, que chamamos de portal”, conta Ruth Derevecki, diretora do Clube Harpa de Davi, do Centro da cidade.
Grupos como o Clube Estação Kids, do bairro Estação, também ensaiaram músicas no idioma do país escolhido e realizaram uma apresentação especial no palco. “Nossas crianças gostaram de cantar em coreano, mas o mais divertido pra elas durante todo o evento foi o fato de acamparem ao ar livre porque muitas ainda não tinham passado por essa experiência”, conta Milena Mikaela, vice-diretora do clube.
Além dessas atividades, os pequenos ainda participaram de diversas gincanas, palestras para a idade deles e até de um concurso diferente. “O nome é ‘Bom de Bíblia’, e foi a parte do Aventuri que eu mais gostei porque respondi muitas perguntas sobre a Bíblia”, conta o pequeno Vitor Ribas, de seis anos, que foi selecionado para representar o Clube Harpa de Davi na competição e estudou bastante pra isso.
Para completar, os participantes ainda foram premiados pelas atividades desenvolvidas no evento, e Araucária conquistou nove troféus. “Nosso clube ficou entre os 10 melhores em Portal, Machadinha Ornamentada e Feira das Nações, enquanto o Estação Kids se destacou nas categorias Prato Típico e Portal, e o Clube Raios de Luz, do Jardim Sol Nascente, trouxe para casa o troféu de Feira das Nações. Sem contar que os três clubes também trouxeram o troféu de participação!”, garante Ruth, que agradece a todos que colaboraram para que as crianças conseguissem participar do evento. “Esse momento foi muito importante pra elas e coroou as atividades realizadas durante o ano. Agora, vamos nos preparar para o ano que vem!”, adianta. Mais informações a respeito do grupo e das matrículas para 2016 podem ser obtidas pelo telefone (41) 9838-2198.
Texto: Raquel Derevecki / FOTO: DIVULGAÇÃO