As eleições para a escolha dos novos diretores dos colégios estaduais do Paraná, que já deveriam ter acontecido em 9 de dezembro de 2020, foram remarcadas pela Secretaria de Estado da Educação. A nova data é quarta-feira, 7 de julho, das 8h às 21h, com opção nos formatos presencial ou online, conforme a preferência de cada instituição. No ano passado as eleições foram canceladas pela Justiça na madrugada do dia em que haviam sido agendadas, devido ao agravamento da pandemia.
Em Araucária, 19 instituições estaduais vão escolher seus novos diretores. São elas: Colégio Araucária, Cecília Meireles, CEEBJA, Vespertino Ferreira Pimpão, Fazenda Velha, Guajuvira, Joana Gurski, Lincoln Setembrino Coimbra, Monteiro Lobato, Professor Elzeário Pitz, Professor João Nerli da Cruz, Professor Júlio Szymanski, Professora Agalvira Bittencourt Pinto, Professora Ana Maria Vernick Kava, Professora Cleide Leni Lopes Kurzawa, Professora Helena Wysocki, Professora Maria da Graça Siqueira Silva e Lima, Professora Marilze da Luz Brand e Rocha Pombo. Com exceção do Colégio Maria da Graça, que terá duas chapas disputando a eleição, com três nomes em cada, todos os demais colégios terão chapa única, muitas encabeçadas apenas pelo postulante ao cargo de diretor, sem direção auxiliar.
Quem pode votar
Poderão votar no dia 7 de julho, professores, funcionários, pais e responsáveis pelos alunos menores de 16 anos e alunos com 16 anos completos ou mais. Cada pessoa apta a votar terá direito a um voto, mesmo que represente mais de um segmento da comunidade escolar ou mais de um aluno não votante. Devido à pandemia do coronavírus, todos os envolvidos no processo da eleição e os votantes deverão respeitar o distanciamento social no espaço escolar, usar máscaras, álcool em gel e seguir todos os protocolos de segurança sanitária recomendados pela Secretaria de Estado da Saúde. Acompanhe na tabela quem são os candidatos a diretores e auxiliares nos colégios estaduais de Araucária.
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1266 – 17/06/2021