A educação inclusiva é um compromisso do município de Araucária que, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SMED), vem investindo em diferentes estratégias para garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes.

Uma dessas estratégias consideradas como um dos pilares da Educação Especial em Araucária, são as Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs). Essas salas são espaços educacionais especializados, que funcionam em contraturno escolar, desempenhando um papel essencial no atendimento de crianças e estudantes com necessidades educacionais específicas.

Atualmente, a SMED mantém as SRMs em 29 escolas do Ensino Fundamental e 13 CMEIs, totalizando 88 turmas com capacidade para atender até 1.144 estudantes.

O atendimento é realizado por profissionais especializados em Educação Especial que, por meio de atividades diferenciadas, promovem o desenvolvimento de habilidades acadêmicas, sociais, comunicativas e funcionais.

Essas atividades incluem o uso de materiais pedagógicos diferenciados, jogos educativos, recursos tecnológicos, estratégias de Comunicação Alternativa e Aumentativa, de acordo com as necessidades de cada estudante. Os professores também trabalham o desenvolvimento da autonomia, da autorregulação emocional, da interação com os colegas e do fortalecimento da autoestima.

A Secretaria Municipal de Educação segue investindo na formação continuada dos professores do Atendimento Educacional Especializado, bem como na ampliação e qualificação do atendimento. O objetivo é assegurar que cada estudante receba o suporte necessário para desenvolver suas potencialidades.