A demora em conseguir uma vaga agendada para fazer a 1ª ou a 2ª via do registro geral (RG), em Araucária tem sido motivo de dor de cabeça para muitas pessoas. Segundo elas, são várias tentativas de agendamento, sem sucesso. “Faz três semanas que tento agendar um horário pra fazer minha RG e das duas uma: ou o sistema está fora do ar ou não há vagas para Araucária. Isso não pode estar certo”, denunciou Willian.
Nem mesmo a ampliação do serviço da 2ª Via Fácil do Registro Geral (RG), anunciado pela Polícia Civil do Paraná (PCPR) e, 11 de janeiro, foi o suficiente para desafogar a demanda pelos atendimentos. O novo sistema foi criado para permitir ao cidadão alterar fotografia, assinatura e dados biográficos do documento, tais como nome, sobrenome e filiação, de forma totalmente online, sem precisar ir até um posto do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR).
Para a chefe do posto do IIPR de Araucária, Iara Aparecida Antunes da Silva, as dificuldades para agendamentos não ocorrem apenas no Município. “Temos um número reduzido de pessoas aqui no Posto, apenas duas, e não há condições de atender toda a demanda da cidade. Mas isso é relativo, porque tem pessoas que vem aqui na semana pedir informação e na outra semana já vem pra fazer o RG, porque conseguiram agendar rapidamente, já outras tem bastante dificuldade, e isso é difícil de prever. Mas todos os dias são abertas vagas e tem pessoas agendadas. O problema é que a procura é mesmo muito grande”, explica
Iara lembra que os problemas começaram desde o início dos agendamentos, não são de agora. “Já é complicado a pessoa conseguir entrar no site para fazer o agendamento, então você imagina várias pessoas tentando agendar ao mesmo tempo”, reforçou.
O agendamento para fazer a 1ª ou 2ª via do RG é através do site https://www.policiacivil.pr.gov.br/IIPR
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1297 – 03/02/2022