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A inflação às vezes aparece disfarçada para o consumidor. Um dos disfarces é quando o produto não chega a ficar mais caro, mas a embalagem passa a trazer menos unidades ou vem com pesos e medidas menores do que antes. Essa tática é conhecida como “reduflação”, uma estratégia comercial das marcas, de diminuir o produto para não aumentar o preço. Na prática, é uma ilusão e acaba ficando mais caro para o consumidor, que compra menos quantidade com o mesmo dinheiro. Um exemplo clássico é o ovo, que há algum tempo vem sendo vendido em embalagens menores, com 10 ou 20 unidades, quando antes eram vendidos em cartelas com 12 ou 30, respectivamente.

De acordo com o Procon Araucária, a prática não é ilegal, mas a mudança deve ser comunicada em destaque no rótulo para que o consumidor não seja induzido ao erro. “Essa tática bastante utilizada pelos comerciantes vem crescendo no mercado. Temos  recebido algumas denúncias com relação a isso, mas sempre orientamos os consumidores que se sentirem lesados a ligarem no SAC (serviço de atendimento ao consumidor) da empresa, para que façam a reclamação formal e com o número de protocolo em mãos, procurem o Procon”, explicou a diretora do Procon Araucária, Sâmara Arruda.  

Ela reforçou quando existe o aviso no rótulo, a empresa está cumprindo a lei, caso contrário o consumidor deve reclamar. “Eu arrisco dizer que o consumidor pode até mesmo pedir o dinheiro de volta, caso compre um produto que teve redução e não está devidamente informado, conforme legalmente previsto. Existe uma portaria que fala sobre esse assunto, que valeu até abril, quando veio uma nova”, explicou Sâmara.

Consumidor deve ficar atento ao comprar produtos com quantidade menor nas embalagens
Foto – divulgação

Texto: Maurenn Bernardo

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