Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), obtidos por meio do sistema de gerenciamento de dados da Prefeitura de Araucária, apontam que uma em cada cinco pessoas tem faltado às consultas e exames agendados. Somente no mês de maio, o número total de ausências chegou a 9.674. Exatamente! Quase dez mil procedimentos não foram realizados porque o paciente não deu as caras no dia e hora marcados pela SMSA, o que compromete a qualidade da assistência e ampliando a fila de espera para outros pacientes.

O relatório de absenteísmo detalha os dados por nível de atenção e por unidade de saúde. Na Atenção Primária, foram ofertados 35.005 atendimentos, dos quais 6.096 não foram realizados devido à ausência dos pacientes — um índice de 17,41%. Já na Atenção Especializada Ambulatorial, foram 8.991 consultas agendadas e 1.968 faltas (21,89%). A Atenção Psicossocial registrou 1.434 agendamentos e 276 faltas, ou 19,25% do total.

A ausência também é significativa nos exames, com 6.995 procedimentos agendados e 1.334 não realizados, o que representa 19,08% de absenteísmo. Entre as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a que registrou maior índice de ausências foi a UBS Costeira, com 751 faltas entre os 3.126 agendamentos — um índice de 24,02%. No setor de especialidades, os índices de ausência no Centro de Testagem e Aconselhamento e Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE) foi de 26,30%, seguido pelo Centro de Especialidades Terapêuticas (24,37%) e pelo CAPS Infantojuvenil (24,07%).

Além do prejuízo financeiro gerado por consultas desperdiçadas, as faltas comprometem o andamento do sistema e ampliam a espera para quem realmente precisa de atendimento. A Secretaria Municipal de Saúde reforça o apelo à população para que compareça às consultas e exames agendados. E, caso não seja possível, que o atendimento seja desmarcado com antecedência.

“É importante avisar que não poderá comparecer, assim aquela vaga pode ser passada para outro cidadão e o horário não é perdido. Dessa forma, os atendimentos são agilizados e o sistema não é impactado negativamente, assim como a população”, destaca o coordenador do Núcleo de Informação em Saúde, Cleverson Lezainski.

O cancelamento prévio pode ser feito diretamente pelo canal onde foi informado o agendamento (telefone ou WhatsApp). O compromisso com o comparecimento é fundamental para otimização de recursos dos serviços públicos de saúde no município.