Pesquisar
Close this search box.

Encontro do projeto “Vidas que se encontram marca o Dia Nacional da Adoção  

Imagem de destaque - Encontro do projeto “Vidas que se encontram marca o Dia Nacional da Adoção  
Foto: Divulgação
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio, foi marcado por um evento importante realizado pela ONG Reencontro.

A entidade, que foi criada em 2018 para dar apoio a toda rede de adoção em Araucária, promoveu mais uma edição do projeto “Vidas que se encontram”, que tem por objetivo possibilitar o encontro de crianças e adolescentes acolhidos, chamados inadotáveis devido a diversos fatores, com famílias legalmente habilitadas para adotar.

Dessa vez o encontro ocorreu no formato virtual e ofereceu a oportunidade de ampliar o interesse das pessoas que estão na fila de adoção, após conhecerem as crianças e jovens que fazem parte dela. “Muitas vezes as pessoas na fila têm preferência em adotar apenas bebês, mas quando conhecem uma criança de 8 anos ou mais, acabam decidindo ampliar o perfil. Ou ainda, na ficha de adoção demonstram o interesse só por crianças sem nenhuma doença tratável, e ao conhecerem uma com asma, por exemplo, se encantam e também decidem ampliar o perfil. O projeto tem esse propósito, de fazer com que os pretendentes e as crianças criem um laço, através de um sorriso, de um olhar”, declara a ONG.

Ainda de acordo com a entidade, muitas crianças que às vezes levariam anos para serem adotadas, através do projeto “Vidas que se Encontram”, acabam tendo a oportunidade de ganhar um lar em menos tempo, caso os candidatos fazem a opção por elas.

Atualmente a ONG Reencontro tem cadeira no Conselho Municipal do Direito da Criança e Adolescente (CMDCA) e no Conselho Municipal de Assistência Social, sendo que seu trabalho tem proporcionado visibilidade para crianças e adolescentes disponíveis a adoção. Sua sede fica na rua Coronel João Antônio Xavier 529 – Centro, onde atende a comunidade que deseja adotar, ministrando de graça o curso de habilitação a adoção que é obrigatório para novos pretendentes e também promove eventos para fomentar a causa. A ONG gerencia um grupo no Facebook que tira dúvidas sobre interessados em adoção, chamado Adoção Legal, que conta com cerca de 48 mil membros de todo o Brasil e de mais alguns países.

Além da Reencontro e da Casa de Acolhimento, o Município possui, voltados à causa, o Programa de Serviço de Família Acolhedora, Programa de Apadrinhamento, e também leis de incentivo à adoção tardia.

Para obter mais informações sobre a Família Acolhedora o telefone é o (41) 3614-1702 e o WhatsApp (41) 9927-3676. Informações sobre o processo de apadrinhamento e demandas dos acolhidos podem ser obtidas pelo WhatsApp Institucional (41) 9 9927-0584 e contatos com a ONG Reencontro podem ser feitos pelo fone (41) 99524-8400.