JCI e AAZ Offices ministram palestras para alunos da Escola Araucária
Estudantes aprenderam várias técnicas que serão úteis na hora de buscar o primeiro emprego

 

São muitas as dúvidas dos jovens a respeito do mercado de trabalho, entrevista de emprego e perfil profissional. Com intuito de esclarecer esses pontos, o pessoal da JCI Araucária e da AAZ Offices, estiveram na escola Araucária na quinta-feira, 10 de agosto, para ministrar palestras aos alunos do ensino médio. O diretor da instituição, Hiderson Marciano, comentou que a palestra foi um pedido dos próprios estudantes e aproveitou a data em que se comemora o dia deles – 11 de agosto. “Eles tinham muitas dúvidas sobre empregabilidade e as apresentações ajudaram a esclarecê-las”, disse.

Fernanda Tanaka Zelaga, da JCI, abordou questões como perfil profissional, que é dividido principalmente em quatro: o planejador, o executor, o comunicador e o administrador. Ela deu uma série de exemplos, buscando onde cada um poderia se identificar, quais os pontos fortes e fracos de cada perfil, provocou os jovens para que tentem se conhecer melhor e tomem decisões de acordo com seu perfil, para saber em quais profissões podem se encaixar.

Danilo Donoso, também da JCI, falou sobre entrevista de empregos, técnicas de entrevistas, principais pontos avaliados pelo entrevistador, valores da pessoa, conhecimento técnico. “Fizemos dinâmicas, simulamos uma entrevista coletiva, como se eu fosse o presidente de uma grande empresa e os professores eram os gerentes. Na dinâmica selecionamos um candidato e o contratamos. A ilustração ajudou os alunos a entenderem melhor o processo de contratação”, explicou Danilo.

Elis Martins, da AAZ Offices, abordou algumas características profissionais positivas no mercado de trabalho, a necessidade de qualificação para desenvolver a carreira e explicou que empreender não é só uma exigência da iniciativa privada, o próprio funcionário pode empreender, trazer novas ideias. Elis falou ainda sobre a importância de as pessoas se auto-motivarem, buscarem desafios, serem disciplinadas, repassando vários conselhos para quem está entrando agora no mercado de trabalho.

 

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: divulgação