Araucária PR, , 29°C

Jovens se reúnem para limpar campinho
A iniciativa foi do time de futebol juvenil do Jardim Magnópolis, que utiliza o local para treinar

Um campinho sem grade, banheiro ou arquibancada. É esse o espaço que as crianças e adolescentes do Jardim Magnópolis utilizam para jogar bola. “É o que a gente tem, então temos que nos virar”, conta Ruan Martins Pinheiro, de 14 anos. No entanto, a situação ficou complicada no início deste ano devido ao mato que tomou conta do espaço. “A gente pediu pra Prefeitura ajudar a gente, mas ninguém veio limpar”, conta.

De acordo com Valdir da Silva, presidente do bairro, a comunidade entrou em contato com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em dezembro, mas nada foi feito. “Como ninguém veio, nós reunimos a garotada, e decidimos dar um jeito no espaço”, informa.

O encontro aconteceu na última sexta-feira, 17 de janeiro, e contou com a presença de quase 20 jovens. “Alguns vieram de manhã, outros à tarde, mas o pessoal ficou capinando das 8h30 às 17h porque a situação estava bem feia”, afirma Ruan, que sonha com um campo estruturado em sua comunidade. “Além da situação do mato, nós não temos infraestrutura nenhuma aqui. Nossas bolas sempre furam porque não temos grade, então elas vão pras árvores e pra rua. Inclusive, quase um garoto foi atropelado esses dias aqui por causa disso”, lamenta. “Sem contar que o campo é de areia, mas não tem areia”, completa.

Mesmo com a situação precária, ele e seus colegas utilizam o espaço para recreação e, por isso, valorizam o campo. “É o que nós temos, então enquanto não recebermos melhorias, temos que cuidar para que ainda tenhamos esse local para a piazada. Afinal, se eles estão jogando bola, estarão longe das drogas”, finaliza Valdir.

O campo do Jardim Magnópolis fica próximo ao Posto de Saúde do Jardim Shangrilá.

Resposta da Prefeitura

Jovens se reúnem para limpar campinho
O grupo de adolescentes capinou o local na última sexta-feira, 17

De acordo com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), as roçadas nos campos e em todos os espaços públicos da cidade são realizadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas e Transporte (SMOP). Por isso, os pedidos devem ser encaminhados diretamente a essa secretaria. No caso da comunidade do Jardim Magnópolis, o pedido de limpeza do campinho não chegou ao departamento correto e, por isso, não foi atendido.

No entanto, o secretário de obras Clodoaldo Nepomuceno Pinto Junior afirma que todos os espaços esportivos receberão a atenção devida. “Nós estruturamos nossa equipe a partir desta segunda-feira com mais roçadeiras e caminhões para que possamos atender a demanda. Afinal, são campos, escolas, postos de saúde e diversos espaços esperando a limpeza do início do ano, uma época em que o mato cresce rapidamente devido ao clima”, afirma.

Mesmo assim, o secretário pede para que todas as solicitações sejam encaminhadas diretamente à SMOP, a fim de centralizar o trabalho. “Muitas vezes, o pessoal procura outra secretaria ou algum vereador, e nós nem ficamos sabendo do pedido. Então, se você tem alguma solicitação de limpeza pública, ligue para o 3614-7582, e procuraremos atender o mais breve possível”, garante o secretário.

Leia outras notícias
EURO EMPREENDIMENTOS