Mais um passo para realização do sonho de termos um campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) em Araucária foi dado esta semana.
Isto porque o prefeito Hissam Hussein Dehaini enviou à Câmara o projeto de lei que doa ao IFPR o imóvel que abrigava o antigo CTI. É nessa propriedade que será instalada a sede do Instituto na cidade.
Reorganização
Embora o projeto de doação do imóvel esteja sendo enviado agora para a Câmara, isto não quer dizer que o IFPR passará a ocupar a totalidade do terreno de maneira imediata. Até porque existem algumas reorganizações internas quanto ao uso atual daquela estrutura, que hoje atende a alunos de escolas municipais e estaduais.
Estado
A Secretaria de Estado da Educação (SEED), inclusive, já estaria pensando em espaços para receber os cerca de mil alunos que hoje estão estudando em salas do antigo CTI. Parte desses estudantes deve ir para o colégio que está sendo construído as margens da Rua Costa e Silva.
Menos dois
Foi tranquila a sessão plenária da Câmara desta terça-feira, 21 de maio. Dois vereadores não compareceram: Eduardo Rodrigo Castilhos (PL) e Irineu Cantador (DC).
Fala longa
Boa parte da fase inicial da sessão desta semana foi ocupada por uma fala da secretária de Assistência Social, Leonice Lacerda. Ela foi explicar aos edis como funciona o dia a dia da pasta, bem como destacar os principais projetos que vêm sendo desenvolvidos pela SMAS na promoção das famílias araucarienses em situação de vulnerabilidade.
Lançamento
O PDT lançou oficialmente no último sábado a candidatura de Vilton Carlos como seu pré-candidato a prefeito. O evento aconteceu sede da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária. Na oportunidade, também foram apresentados alguns pré-candidatos a vereador pela legenda. Esta Coluna solicitou os nomes a direção municipal para que pudéssemos publicizá-los, mas até o fechamento desta edição não havíamos recebido.
Mais dois
Além do deputado estadual Goura Nataraj, que preside o PDT no Paraná, o evento promovido pela direção municipal também contou com a presença de outros dois pré-candidatos a prefeito em Araucária: Rosane Ferreira (PV) e Fabio Alceu Fernandes (PSB).
Frente ampla
Nessa fase pré-convenções é muito comum essas conversas envolvendo candidatos de partidos diferentes, até porque algumas coligações majoritárias ainda são possíveis. Em outras cidades, por exemplo, PSB e PDT têm grandes chances de estarem junto com a federação PV/PT/PC do B. Por isso, não estranhem se tivermos aqui em Araucária uma chapa encabeçada por Rosane e com Fábio Alceu na vice.
Podemos
Falando em lançamento de pré-candidatura, na segunda-feira, 20 de junho, o Podemos fez uma live para apresentar o seu grupo de pretensos candidatos.
Majoritária
No campo majoritário de pré-candidatos, aconteceu o que todo mundo já sabia que iria acontecer. Eduardo Melo retirou sua pré-candidatura a prefeito. Assim, Albanor José Ferreira Gomes foi alçado ao patamar de único pré-candidato a prefeito do partido.
Insistência
Sabe-se lá por qual motivo, já que ele garante que está elegível desde 2008, parte da live do Podemos foi gasta com Albanor garantindo que pode ser candidato. Repetiu, repetiu e repetiu. Garantiu que pode ser candidato. Discurso – aliás – muito parecido com o da eleição de 2020, quando afirmava o mesmo, tendo ao final seus votos declarados nulos porque ele estava inelegível.
Câmara
Também durante essa live, o Podemos apresentou seus pré-candidatos a vereador. Segundo Albanor, o partido terá 14 candidatos integrando a chapa: nove homens e cinco mulheres.
Quem são?
Entre os nomes apresentados como pré-candidatos a vereador pelo Podemos estão Vitor Lassen, Willian Felisberto da Silva, Osvaldo Santana, Zezinho ZPA, Antoniel Martins, Silvério Strugalla, Pastor Euzébio, Cícero Gomes, Luzinete, Célia, Clair, Anny Ellise e Valdineia Alves dos Santos.
Em novo endereço
A Polícia Militar de Araucária deve ganhar uma nova sede muito em breve. O imóvel que eles ocupam atualmente na Rua Alfredo Charvet teria ficado pequeno para as demandas da corporação.
No Estação
A nova sede também será alugada e a mudança está sendo possível graças a uma parceria entre o Governo do Estado e o Município, já que continuará cabendo à Prefeitura o custeio do aluguel desse imóvel, que fica bem próximo ao Colégio Fazenda Velha, no Estação.
Aldir Blanc
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) realizará na próxima segunda-feira, 27 de maio, uma consulta pública com agentes culturais que atuam no Município. Ela acontecerá no anfiteatro da Prefeitura, às 19h. Nesse encontro será discutido as melhores formas para distribuição dos valores recebidos do Governo Federal por meio da Lei Aldir Blanc. O recurso precisa ser usado no fomento cultural por meio de projetos que podem ser apresentados por artistas locais, tanto na condição de pessoas físicas como jurídicas.