Araucária PR, , 18°C

Padre André Marmilicz: Há mais alegria em dar do que receber

A Palavra de Jesus sempre nos leva a pensar, a refletir, a analisar a nossa vida de acordo com os seus ensinamentos. Claro, nem sempre, e, nem todos, se deixam tocar por suas palavras e por sua boa nova. Ela é sempre exigente, porque o amor verdadeiro requer esforço, sacrifício e doação. Mas, tudo aquilo que é feito a partir do coração, do melhor de si mesmo, em prol do outro, traz alegria e uma satisfação profunda. E, quando Jesus nos fala sobre o tesouro, nos faz pensar sobre aquilo que é o centro em nossa vida. Aquilo que é o mais importante, será movido pelo coração, mas, nem sempre, é aquilo que é guiado pelo amor e pelo espírito de Deus.
Se olharmos para o mundo de hoje, encontraremos diversos tesouros que movem a vida do ser humano. Mas, muitos deles, levam o ser humano para a ruína e para a destruição. Quantos jovens são movidos pelas drogas, como se fosse o seu tesouro, e, que, bem sabemos, acaba destruindo a sua vida. É triste constatar tantos adolescentes sendo guiados e dirigidos pelo seu uso, que os torna cegos, perdidos e totalmente desestruturados. Tantos, acabam perdendo a sua vida pelos seus próprios ‘amigos’ ou no confronto com os policiais. Encontrou o tesouro errado e, fez da sua vida, uma verdadeira loucura obsessiva pelo prazer desenfreado, que o conduziu para a sua própria ruína.
Tantos outros, colocam o seu tesouro em torno dos bens deste mundo e, tudo gira em torno deles. É como se a vida valesse por aquilo que tem, por suas propriedades, pelo dinheiro aplicado, por suas casas, carros e outros objetos materiais. Sabemos que isso é uma verdadeira ilusão, pois, não levaremos absolutamente nada disso para a eternidade. Precisamos, sim, buscar uma vida digna para a família, através do trabalho, do suor do rosto e da força dos braços. Tem aqueles ainda, que, colocam tudo no poder, na sede de mandar e dominar. Para tanto, não medem as consequências do uso errado e arbitrário do poder, que, tantas vezes, os conduz para a ruína.
Para o seguidor de Jesus, o verdadeiro tesouro onde deveria estar o seu coração, se chama: amor aos irmãos, que, se transforma em serviço, doação, entrega, sacrifício. Tudo isso, com certeza, feito com muita alegria, que brota do coração vibrante e feliz. O verdadeiro tesouro que devemos ajuntar neste mundo, é o amor entregue aos irmãos, sobretudo, aos mais necessitados e frágeis. Como é bom ver que alguém ficou melhor, porque você foi capaz de escutá-lo, de dar uma palavra de conforto e de esperança. Ou então, um abraço sincero, que tocou o seu interior e desabrochou nele um gosto para continuar lutando e vivendo.
Jesus nos convida a passarmos por este mundo amando, ajudando, servindo, fazendo o bem, mesmo que isso exija de nós pequenos sacrifícios. Quem só pensa em si mesmo, naquilo que lhe traz vantagens, jamais compreenderá a máxima do evangelho. Mas, aquele que sabe deixar em segundo plano seus próprios gostos e prazeres, para socorrer e ajudar quem dele está precisando, encontrou o verdadeiro tesouro. Como é bom fazer o bem! Como é gratificante ajudar a quem está precisando! Quem vive sua vida a partir desse amor, encontrou Jesus, o verdadeiro tesouro de nossa vida.

‘Onde está o vosso tesouro, ai estará também o vosso coração’ (lc 12,34)

Publicado na edição 1323 – 08/08/2023

Leia outras notícias