Com base na Portaria de nº 02/2015, instituída em outubro deste ano pelo Poder Judiciário e Ministério Público, a Promotoria da Infância e da Juventude de Araucária convocou uma operação especial na noite de sexta-feira, 18 de dezembro, para fiscalizar a presença de menores em estabelecimentos como bares, lanchonetes e restaurantes. A ação, batizada informalmente de Operação Cuca, teve o apoio da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária, Secretaria do Meio Ambiente e Departamento de Atividades Econômicas – DAE da Prefeitura.
Para o Promotor David Kerber de Aguiar, a ação teve um caráter preventivo e de conscientização e apresentou excelentes resultados. Isso porque os proprietários já tinham sido avisados sobre a importância de se cumprir a portaria, mesmo assim, em três locais foi constatada a presença de menores. “Os estabelecimentos foram multados e, quanto aos menores, foram encaminhados para suas famílias. Também fizemos uma advertência e, caso haja reincidência, as famílias serão multadas”, justificou o promotor.
Segundo ele, este tipo de operação deverá ser efetuada pelo menos a cada três meses para que estes locais onde há risco da presença de frequentadores menores, não descumpram a portaria.
Saldo
A operação, batizada pela Polícia Militar como Ação Integrada de Fiscalização Urbana – AIFU, contabilizou 276 pessoas abordadas, em nove estabelecimentos. “De uma forma geral, a operação foi tranquila, abordamos apenas um sujeito com uma pequena quantidade de maconha e cinco locais foram fechados por falta de alvará”, destacou o capitão Nelson Stoccheiro, comandante da 2ª da PM.
Stoccheiro acompanhou de perto a operação, ao lado do promotor David de Aguiar, do delegado Guilherme Wall Fagundes, assessores e representantes dos demais órgãos envolvidos.
FOTO: MARCO CHARNESKI