A Prefeitura de Araucária pretende dar continuidade à implantação de lâmpadas de LED na PR 423, rodovia que liga Araucária a Campo Largo, no trecho que compreende o perímetro urbano. O trecho já iluminado fica entre a ponte do Rio Verde e o pontilhão do trem. Mas para que os serviços possam prosseguir, o Município precisa de autorização do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, a quem compete a jurisdição da via.
Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo, já existe um projeto tramitando no DER, que aguarda apenas a aprovação. Ainda segundo a SMUR, com o recente anúncio feito pela Comec, sobre a possível duplicação da rodovia, poderão haver mudanças com relação à continuidade do projeto de iluminação por parte do Município. Não podemos descartar a hipótese de termos que rever o que já foi feito. Ainda é cedo para falar sobre isso, mas se for o caso, os postes com as lâmpadas de LED poderão realocados”, explicou a secretaria.
Sobre o assunto, o DER informou que o pedido feito pela Prefeitura ainda está em análise, mas o fato de ainda não ter sido aprovado não tem a ver com a possível duplicação da via. De acordo com o departamento, a Comec apenas abriu uma licitação para contratar projetos para a duplicação da PR 423, no trecho entre os municípios de Araucária e Campo Largo, mas as discussões estão apenas no início.
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1245 – 21/01/2021