Por volta das 22h45 da noite desta quarta-feira (09), a Polícia Rodoviária Federal abordou, durante uma fiscalização de rotina na Rodovia do Xisto (BR 476), em Araucária, dois veículos suspeitos que seguiam juntos. Ao realizar a vistoria no bagageiro de um dos carros, os agentes encontraram cerca de 250 pássaros silvestres, totalizando sete espécies, incluindo Azulões e Cardeais. As aves estavam sendo transportadas sem autorização.

Ao averiguar o outro veículo, a equipe encontrou apenas gaiolas vazias. Quando questionados, os condutores — um homem de 34 anos e outro de 35 — informaram que haviam capturado os animais na região de União da Vitória (PR) e que pretendiam levá-los até Osasco (SP), onde receberiam pagamento.

PRF apreende em Araucária 250 aves silvestres que seriam vendidas em São Paulo
Foto: Divulgação / PFR.

O Batalhão de Polícia Ambiental foi acionado para a destinação dos animais, que foram entregues à Delegacia da Polícia Civil em Araucária, responsável pelo encaminhamento à equipe especializada. As aves apresentavam sinais de captura e estresse, em condições precárias de transporte.

Os dois homens também foram encaminhados à DP de Araucária, onde responderão por crime ambiental e pelo crime de maus-tratos animal.

De acordo com a Lei 9.605/98 que dispõe sobre as condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, é crime: Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. A pena pode levar o culpado à detenção de seis meses a um ano, além do pagamento de multa.