O promotor de justiça João Carlos Negrão, um dos membros mais ilustres do Ministério Público de Araucária, foi convidado pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, para assessorá-lo junto ao Ministério Público da União, em Brasília.
A portaria designando Negrão para atuar como membro auxiliar da Procuradoria-Geral da República foi publicada nos últimos dias no Diário Oficial da União. De acordo com o documento, o promotor trabalhará na Assessoria Jurídica Criminal no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A designação para auxiliar o procurador-geral vale até o ano de 2024. Neste período, Negrão acumulará a assessoria em Brasília com o trabalho na 5ª Promotoria de Justiça de Araucária. Dentro da carreira do Ministério Público, esses chamamentos para auxiliar órgãos superiores é classificado como um reconhecimento pela qualidade do trabalho prestado dentro do órgão de origem.
Em Araucária, Negrão é o responsável pela condução das duas operações que, desde 2016, sacodem a política araucariense: a Fim de Feira e a Sinecuras. O promotor está no Ministério Público do Paraná desde 2010. Antes disso atuou como advogado por quatro anos.
Ao longo de toda sua carreira no MP, Negrão sempre foi muito bem avaliado pelas correições do Órgão. Em 2013, 2015 e 2020 recebeu conceito “ótimo” atuando nas comarcas de Medianeira, Toledo e Araucária, respectivamente.
Texto: Waldiclei Barboza