A Caminhada pela Paz chamou a atenção contra a violência doméstica
A Caminhada pela Paz chamou a atenção contra a violência doméstica

Uma caminhada em favor da paz, sorteios e inúmeras atividades recreativas e de orientação marcaram a festa do Dia Internacional da Mulher. O evento aconteceu no último sábado, 7 de março e, de acordo com os organizadores, reuniu mais de mil pessoas que aproveitaram os serviços disponibilizados à população.

A primeira atividade do dia foi a Caminhada pela Paz, um ato para chamar a atenção contra a violência doméstica. O trajeto iniciou em frente à Prefeitura com alguns alongamentos e encerrou no Parque Cachoeira. “Lá, foi lançada a Patrulha Maria da Penha, serviço que vai atuar nas questões que envolvam a violência contra a mulher”, conta a assessoria.

Depois, foram distribuídas 500 mudas: hortênsia, azaleia, cipreste, pitanga e jabuticaba para as participantes, que também tiveram a oportunidade de se mexer em um aulão de zumba e concorrer a inúmeros brindes. “Foi ótima essa manhã! Participei da caminhada e ganhei esse presentão. Vou ter que dar uma treinada para pegar o jeito porque faz tempo que não ando de bicicleta”, conta a dona de casa Matilde Elisete de Souza Antônio, que ganhou a bike sorteada pela Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI).

Além disso, quem queria orientações a respeito do exame preventivo contra câncer do colo de útero, autoexame de mama ou mesmo sobre o mercado de trabalho também foi contemplado com atividades da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Trabalho e emprego. “Eu estava precisando fazer o curso de corte e costura. Deixei meus dados e vou avisar meu filho Weiller, de 17 anos, que tem curso de fotografia disponível”, relata a dona de casa Lúcia Avelar, de 48 anos.

Para completar, a mulhe­rada ainda aproveitou serviços de manicure e cabeleireiros gratuitos, enquanto as crianças curtiram o momento na cama elástica e na piscina de bolinhas cedidas pela Secreta­ria de Esporte e Lazer (SMEL).

Texto: Raquel Derevecki e Assessoria / Foto: CARLOS POLY/SMCS