O Grupamento de Ronda Ostensiva Municipal – ROMU, que desde janeiro deste ano teve as atividades temporariamente suspensas para uma ampla reestruturação, com ajustes técnicos, operacionais e jurídicos, voltará às ruas de Araucária na próxima semana. Oficialmente regulamentada através de decreto, a unidade especializada da GMA retorna com mudança de alguns integrantes, os quais passaram por capacitação para atuar no grupo.

A reativação ocorreu recentemente, e no decorrer da semana os membros do grupamento participam do nivelamento de instruções para que possam retornar às atividades operacionais.

Formada por agentes altamente capacitados, preparados para atuar em ocorrências de maior complexidade, situações de risco e demandas que exigem pronta resposta, a ROMU contribui de forma significativa para a preservação da ordem pública, protegendo os bens, serviços e a população araucariense.

Criada com base na Lei Federal nº 13.022/2014 – o Estatuto Geral das Guardas Municipais – e na legislação municipal, a ROMU tem entre suas atribuições o patrulhamento tático, o combate à criminalidade, o controle de distúrbios civis, o apoio em reintegrações de posse, além do atendimento especializado em situações de crise.

Edição n.º 1472.