Nesta terça-feira, 03 de dezembro, a partir das 8h, uma simulação de abandono geral das instalações da Refinaria Presidente Getúlio Vargas deverá alterar a rotina da população araucariense, em especial dos moradores que vivem no entorno da Repar. O treinamento é destinado aos trabalhadores da unidade e o objetivo está na execução e avaliação das práticas, procedimentos e comportamentos em situações de emergência.
Apesar do não envolvimento da comunidade nesta simulação, é importante que os moradores fiquem atentos caso ouçam uma sequência de sirenes de emergência e grande movimentação de pessoas nas imediações da refinaria.
A Defesa Civil de Araucária informou que não participará diretamente das atividades, porém ficará em alerta em decorrência do evento, caso seja necessária alguma intervenção.
Segundo a Petrobras, os simulados fazem parte do cronograma anual das suas unidades e visam testar procedimentos, reforçar o treinamento dos profissionais envolvidos em respostas a emergências, além de identificar pontos de aprimoramento.