Se os moradores de Araucária estivessem indo as urnas neste mês de julho, o atual prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania) seria reeleito para comandar a cidade por mais quatro anos.
Pelo menos foi isso o que mostrou o resultado de uma pesquisa divulgada pela Rádio Cidade 670, de Curitiba, nesta sexta-feira, 26 de julho. De acordo com a emissora, de agora até o final do ano, serão feitas uma série de pesquisas sobre intenção de votos para as eleições do ano que vem em vários municípios da região metropolitana. As sondagens estão sendo feitas pelo instituto Paraná Pesquisas.
A pesquisa ouviu 607 pessoas. A amostra respeitou a estratificação do eleitorado local no que diz respeito a sexo, faixa etária, grau de escolaridade e posição geográfica. As entrevistas foram feitas entre os dias 19 e 22 de julho. O grau de confiança do levantamento é de 95%, com margem de erro de 4% para mais ou para menos.
Num cenário estimulado, em que foram apresentados aos eleitores como possíveis candidatos a prefeito em 2020 Hissam, Albanor Zezé (Podemos), Rosane Ferreira (PV), Olizandro José Ferreira (MDB) e Rivadal Padilha (PT), o atual prefeito aparece estourado na frente, com 61,2% das intenções de voto. Vem atrás, com menos de um terço desses votos, aparece Zezé, com 16%. Em terceiro está Rosane, com 8,5%. Em quarto, Olizandro, com 3,6% e, em quinto, Rivadal, com 0,3%. Os que não votariam em nenhum dos candidatos somaram 7,8% e os que não sabem ou não responderam totalizaram 2,5%.
“Eu acho muito difícil derrotá-lo em 2020. Muito difícil que surja uma figura nova. É ele ainda a figura nova na política de Araucária. Os demais são a velhíssima política de Araucária”
Fábio Campana,
O Paraná Pesquisas também fez a sondagem espontânea, que é quando o entrevistador não apresenta nenhuma opção aos entrevistados. Neste cenário, o nome mais lembrado foi novamente o de Hissam, com 28,9%. Em segundo aparece Zezé, com 4,9% e, em seguida, uma infinidade de nomes. Os que disseram não saber ou preferiram não responder alcançaram 43,9% e os que disseram que não votariam em ninguém somou 17,1%.
Falando ao vivo a Rádio Cidade na manhã desta sexta-feira, o jornalista político Fábio Campana comentou que os números de Hissam são impressionantes. “Eu acho muito difícil derrotá-lo em 2020. Muito difícil que surja uma figura nova. É ele ainda a figura nova na política de Araucária. Os demais são a velhíssima política de Araucária”, pontuou.