O Serviço de Orientação à Aids (SOA) tem intensificado as campanhas para incentivar a realização de teste rápido de HIV, Sífilis e hepatite C em Araucária. Nas últimas duas semanas, foram 6 mobilizações grandes: três no terminal central, uma no terminal Vila Angélica e duas na UPA. Só nessas ações, foram feitos mais de 400 testes de HIV, 413 de sífilis e 207 de hepatite C.
Nos resultados, 18 foram reagentes para sífilis, 1 de HIV e nenhum para hepatite C. A coordenadora do SOA, Cleonice Aparecida Oliveira, explica que o número de casos positivos de sífilis foi apenas de triagem e ainda precisa de exames complementares para indicar se a doença está ativa ou se é referente à memória imunológica do organismo por já ter tido a doença.
“De qualquer maneira, 18 resultados reagentes para sífilis é um número acima do que esperávamos. O número de casos tem aumentado significativamente desde 2010. Quem tem dúvidas ou passou por uma situação de risco, pode fazer o teste no SOA”, relata. O SOA realiza em média exames para 60 pessoas por mês e nessa última campanha foi realizado o atendimento equivalente a vários meses de trabalho.
Quem tiver interesse em fazer esses exames pode procurar o SOA, localizado no prédio do Núcleo Integrado de Saúde (NIS), das 8h às 16h. Não é necessário estar em jejum. O resultado é sigiloso. Para realizar os testes basta portar um documento de identidade com foto.
Texto: Assessoria