Na manhã desta quarta-feira, 12 de maio, usuários da rede municipal de saúde entraram em contato com o Jornal O Popular, para reclamar da superlotação no laboratório conveniado da Prefeitura, o Lanac. O local estava tão cheio, que muitas pessoas tiveram que aguardar do lado de fora, debaixo de chuva. “Minha indignação é que eu tinha coleta de sangue pra fazer no NIS, estava em jejum há mais de 10 horas, inclusive tive que levar minha bebê de 8 meses junto, porque ela mama no peito, e chegando lá, estavam sem sistema. Então, encaminharam todo mundo para o Lanac. Lá, a espera foi longa, levei mais de três horas para ser atendia”, reclamou uma usuária. Ela conta ainda que, como estava em jejum, e está amamentando, chegou a passar mal.
Mas o pior, segundo relatos de outros usuários, é que o laboratório estava tão lotado, que as pessoas tinham que ficar quase grudadas umas nas outras, em plena pandemia, quando a recomendação é o distanciamento. “Isso sem contar os que ficaram pra fora, mães com crianças de colo, idosos, tudo porque não tinha espaço lá dentro. Ainda por cima, eles estavam debaixo de chuva. Um descaso total com a população”, reclamou outro usuário. Ele questionou o fato de a Prefeitura não ter encaminhado as pessoas para outros laboratórios, sobrecarregando apenas um.
Com relação ao ocorrido, a Secretaria Municipal de Saúde explicou que houve um rompimento na fibra ótica do Laboratório Municipal, isso um caminhão derrubou toda a fiação. E para que os pacientes que já estavam aguardando em jejum não perdessem a viagem e tivessem que retornar outro dia, a Prefeitura fez um remanejamento para o Lanac, laboratório parceiro. A SMSA disse ainda que o problema da superlotação foi pontual e que, infelizmente, a chuva acabou agravando a situação.