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Ciclistas e motoristas devem respeitar a sinalização para um convívio harmonioso no trânsito. Foto: Marco Charneski
Trabalho de implantação da ciclofaixa na Manoel Ribas é concluído
Ciclistas e motoristas devem respeitar a sinalização para um convívio harmonioso no trânsito. Foto: Marco Charneski

As bicicletas, como meio de transporte urbano, vieram para ficar. Considerando o aumento de adeptos desta modalidade, a segurança destes ciclistas e uma melhor fluidez geral no trânsito, a Prefeitura de Araucária, por meio do Departamento de Trânsito, começou no mês de julho os trabalhos de implantação da ciclofaixa na avenida Manoel Ribas. Ainda em fase de testes, a via exclusiva acabou de receber as últimas sinalizações, oferecendo aos ciclistas da cidade, uma opção mais segura de se locomover.

A implementação das ciclofaixas tem sido um tema cada vez mais discutido nos centros urbanos, pois gera benefícios comprovados para toda a comunidade. Os trabalhos de sinalização viária da Manoel Ribas, no trecho compreendido entre a São Vicente de Paulo (no Centro) e a rua Minas Gerais (no Costeira) foram concluídos nesta semana, para a alegria de quem trafega pela via. Antes da implantação, os ciclistas dividiam o espaço com pedestres, carros, ônibus e motocicletas, elevando assim o risco de acidentes.

Segundo o Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Urbanismo, os usuários ainda estão se adaptando a esta nova realidade, mas no geral, o saldo é positivo. “Falta apenas a implantação de algumas legendas para bicicletas para finalizar a implantação. Os motoristas e ciclistas já estão se adaptando à novidade. O número de infrações é quase zero. A única coisa que tem sido observada é que alguns motoristas estão parando na ciclofaixa, achando que é um estacionamento”, comenta o Departamento de Trânsito do município.

Regras importantes para os usuários

As ciclofaixas, além de encorajar o ciclismo, o que desafoga o trânsito nas cidades e reduz a incidência de acidentes pela disputa de espaço nas vias públicas, torna esses cidadãos parte das regras de trânsito vigentes no país. A SMUR reforça a importância do respeito à sinalização de ambas as partes para o sucesso do projeto.

Na Manoel Ribas, os condutores sobre duas rodas precisam circular exclusivamente pela ciclofaixa e não devem circular pelas calçadas e muito menos pelo bordo das pistas. Os ciclistas que estiverem andando em grupos, devem seguir sempre, um atrás do outro. Uma dúvida frequente é a preferência na rotatória, ela é sempre para os veículos que estão circulando por ela, então, não é preciso parar para dar vez aos ciclistas.

O desrespeito de carros e motos com relação à demarcação da área para ciclistas é uma infração de trânsito. Estacionar o carro ou a moto em área de ciclofaixa (assim como em calçadas, canteiros centrais e jardins) é uma infração grave (R$ 195,23 e 5 pontos na carteira), conforme o Código de Trânsito Brasileiro, e tem previsão de multa e remoção do veículo. Parar na ciclofaixa também é infração grave, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira.

Já andar com o veículo na ciclofaixa é uma infração gravíssima que equivale, por exemplo, a dirigir em calçadas ou canteiros centrais, e tem previsão de multa (R$ 293,47 com valor triplo = R$ 880,41) e 7 pontos na carteira. O fato da ciclofaixa e a via de carros estarem lado a lado impõe ainda, cuidados das duas partes. Mesmo com a delimitação de espaços, há sempre a orientação para que os motoristas mantenham uma distância segura do veículo em relação à ciclofaixa.

Texto: Katty Ferreira

Publicado na edição 1281 – 30/09/2021

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