Segundo o último boletim semanal da dengue, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira (20), Araucária registrou 57 casos confirmados da doença, sendo 38 importados e 19 autóctones (pessoas que contraíram a doença dentro do Município). O boletim ainda mostra que houve a notificação de 405 casos, sendo 295 descartados, 41 ainda em investigação e 12 inconclusivos.

Embora os números sejam expressivos, a boa notícia é que a partir desta quarta-feira (21), a Prefeitura Municipal inicia a vacinação contra a dengue para o público definido pelo Ministério da Saúde: adolescentes de 10 a 14 anos, 11 meses e 29 dias. A aplicação ocorre em todas as unidades básicas de saúde.
O município recebeu uma primeira remessa com 2.170 doses da vacina. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

A vacina contra a dengue (atenuada) pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação do Adolescente, conforme orientação do Ministério da Saúde. O objetivo da campanha é reduzir hospitalizações e óbitos causados pelos vírus da dengue, especialmente entre o público infanto-juvenil. Para isso, é essencial que a cobertura vacinal seja ampla e homogênea, garantindo a proteção coletiva e a eficácia da estratégia de imunização.