Nesta semana, profissionais da educação que atuam em Araucária e em outras cidades do Paraná, bem como mães e pais, participaram do minicurso “Intervenção Precoce e Inclusão Educativa nos Transtornos do Espectro do Autismo”, ministrado pelo Professor Doutor Vitor Franco, do Departamento de Psicologia da Universidade de Évora, em Portugal. A vinda do professor para Araucária se deu pela professora e psicopedagoga da rede municipal, Monaliza Haddad, através do Instituto Aprendizagem e Desenvolvimento, e pelo vereador Paulo Horácio, autor da Lei nº 2.820/2015, que institui a Semana Municipal de Conscientização do Autismo em Araucária, com sua primeira edição em abril de 2016.
O minicurso aconteceu na Escola Vicentina Sagrado Coração de Jesus, das 18h às 22h, na última terça e quinta-feira. O professor Vitor Franco realizou sua explanação a partir de três pontos: transtornos do autismo, desafios da inclusão educativa e intervenção precoce. De acordo com ele, é importante realizar um bom trabalho com a família, capacitando-a para participar da vida de seus filhos de forma ativa. “Parto do pressuposto que é necessário instruir os grupos, família e comunidade, para que entendam que as pessoas são diferentes, e é necessário tratá-las com disparidade para que, enfim, o tratamento seja igualitário”, explicou Franco, acrescentando que o aluno autista tem necessidades diferentes dos demais alunos em sala de aula e a pedagogia deve ser amplamente estudada para que as diferenças possam ser aproveitadas da melhor forma possível. “ Se a professora propõe um jogo de xadrez para a classe, e somente o aluno autista consegue entendê-lo e ajudar os demais. Esta é uma incrível diversidade dentro de um pequeno grupo heterogêneo que precisa ser consagrada. Ou seja, uma excelente forma de promover a interação social”, ressaltou o professor.
Monaliza Haddad, organizadora do curso, comentou que a oportunidade de assistir a um curso ministrado por Vitor Franco é única. “Os métodos e a forma como o Vitor instrui é espetacular. Poderíamos ficar horas ouvindo-o e ainda seria pouco”, afirmou. Monaliza, que conheceu o professor em Portugal devido à sua tese de doutorado, resolveu trazê-lo para Araucária a fim compartilhar com os demais profissionais da educação a didática de Vitor, que ela considera muito coesa.
Dentre o público presente, estavam, além de profissionais de Araucária, representantes de Curitiba e Foz do Iguaçu. Tatiana de Oliveira Prado, fonoaudióloga em Araucária, contou que este ano está iniciando o atendimento com autistas e resolveu fazer o curso para agregar mais conhecimento e para ter uma visão diferente sobre o assunto. “O curso está sendo bem interessante. Apesar de ser mais voltado para a educação, as ideias são muito boas e eu estou absorvendo bastante informação para colocar em prática na minha profissão”, declarou.
Agora, a ideia é trazer Vitor Franco para ministrar cursos e demais palestras na Semana de Conscientização do Autismo. O vereador Paulo Horácio, responsável pela lei que estabelece a Semana, comentou que está trabalhando para aprovar uma emenda orçamentária que deve trazer recursos a serem investidos no evento. “Em Araucária temos aproximadamente 2 mil pessoas com autismo. A população em geral precisa ser mais tolerante com as diferenças, afinal ser um pessoa com deficiência não é um mal, pode ser um recurso”, declarou Paulo.
Texto: Rafaela Carvalho / FOTOS: IOHANA DE CAMARGO / RAFAELA CARVALHO