d4fa46e3-6684-4179-b954-8078ab0bd59c
Caminhar no frio intenso e com geada, definitivamente, não é pra qualquer um, só para os fortes e determinados. Foi assim com um grupo de cerca de 200 pessoas que participaram na manhã deste domingo, 12 de junho, da 5ª edição da Caminhada Internacional na Natureza. O evento foi promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com a Emater/PR, e aconteceu na região de Guajuvira, área rural de Araucária.

Os participantes, vindos de várias cidades da região metropolitana, percorreram 11,9 km de caminhada, e tiveram a oportunidade de conferir uma belíssima paisagem, com um espetáculo a mais: o gelo que cobriu o campo, deixando tudo branquinho. É claro que esse show de imagens fez a caminhada demorar um pouquinho mais, pois todo mundo fez questão de dar uma paradinha pra registrar a paisagem.

A concentração, às 8 horas, na Igreja de Guajuvira, teve um delicioso café da manhã, e na chegada, às 11h30, foi servido um almoço digno de um banquete. As refeições foram preparadas pelos moradores da comunidade e cobradas à tarde. Teve também uma feira com venda de produtos artesanais. “Contamos com a participação da Casa do Artesanato Vó Sophia (de Guajuvira), Loja Leve Araucária (do Mercado Municipal), barraca de flores do Silvestre Waenga e produtos coloniais da Ana Artesanato”, contou Carolina Rocha, da equipe de organização.

Projeto amplo

As Caminhadas Internacionais na Natureza são praticadas em aproximadamente 56 países, sendo coordenada pela Federação Internacional de Esportes Populares. No Paraná, a atividade faz parte do Projeto Turismo Rural da Emater, e é gratuita. “Cada caminhante recebe uma espécie de caderneta e, a cada etapa cumprida, ganha um carimbo até completar todo o calendário. Quando isso ocorre, ele conquista um brinde da Anda Brasil, Confederação Nacional de Esportes Populares”, explicou Carolina.

Ela agradeceu a participação de todos, em especial do personal trainer Cadu Ferreira, da Academia Five One, de Curitiba, que comandou o alongamento na geada e fez questão de acompanhar os participantes durante toda a caminhada.

O calendário das etapas poderá ser conferido no endereço eletrônico: http://www.emater.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=259#Junho


Texto: Maurenn Bernardo / Fotos: Marco Charneski e Divulgação

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

A ética dos propagadores de fake news

O título desta crônica é provocativo, pois vivemos num tempo onde cada um é induzido a acreditar na sua fake news de preferência através da

Casa Bem Acabada

Iéste negócio da gente se meter a rabequista das véis dando o maior dos problema!! Sobrinha Roseli se achegando com cara cheia de felicidade contanto

Compartilhe