Entre os dias 4 e 10 de julho, o 5º Festival NIVEA de Voleibol promete movimentar centenas de crianças e jovens participantes do projeto.  A competição acontecerá em duas etapas: a primeira entre os dias 4 a 7, no Ginásio do Centro Esportivo Bernardo Von Muller Berneck, em frente à empresa Berneck, no bairro Thomaz Coelho, e a segunda etapa dos dias 8 a 10, no Ginásio Joval de Paula Souza, no Parque Cachoeira.

Os alunos do projeto Núcleo de Iniciação ao Voleibol Escolar de Araucária disputarão nas categorias baby, mini e voleibol. As finais serão no domingo, dia 10. Neste dia, todos os familiares dos alunos poderão acompanhar a competição, em função da tarifa domingueira gratuita do TRIAR Araucária.

No projeto NIVEA, a competição é encarada como conteúdo a ser ensinado para as crianças e adolescentes que participam de suas atividades. O Festival é um conjunto de torneios, dividido por categorias, que agrupa semestralmente todos os participantes do projeto, distribuídos em sete categorias: baby vôlei C (crianças de 6 e 7 anos jogam 1×1 segurando a bola), baby vôlei B (crianças de 8 e 9 anos jogam em duplas segurando a primeira bola); baby vôlei A (crianças de 9 e 10 anos jogam em duplas sem segurar a bola); minivôlei 3×3 (crianças de 10 e 11 anos jogam em trios; minivôlei 4×4 (adolescentes de 12 e 13 anos jogam em quartetos); e voleibol escolar B e voleibol escolar A (adolescentes de 12 a 14 anos e 15 e 16 anos, respectivamente, jogam voleibol de quadra 6×6).

Envolvimento coletivo

O Festival NIVEA é o evento mais complexo de todo o projeto, pois envolve o trabalho de mais de 600 profissionais e vários departamentos das secretarias de Educação (SMED) e de Esporte e Lazer (SMEL), trabalhando na mais perfeita harmonia e sincronia.

Durante toda a semana do Festival o Departamento de Alimentação Escolar da SMED serve café da manhã, almoço e lanche da tarde para todas as crianças e adolescentes participantes e o Departamento de Transporte Escolar da SMED organiza todos os roteiros de transporte para o traslado entre as escolas e o local do evento. A Associação dos Servidores da Prefeitura de Araucária – ASPMA, com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, paga os profissionais e estagiários não disponibilizados pela Prefeitura e custeia toda a estrutura do evento (materiais esportivos, uniformes dos alunos e premiação) e a SMEL disponibiliza os profissionais para toda a logística interna (transporte dos alunos no almoço, oferece atividades recreativas para as crianças e disponibiliza os profissionais necessários para a organização do evento, entre motoristas, professores e estagiários).

O Projeto NIVEA e o Festival só são possíveis graças à parceria entre a ASPMA, que apresenta, aprova e executa o projeto com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, patrocinado pelas empresas Berneck, Novozymes, ArcelorMittal Gonvarri, SICREDI, Compagas, Rumo, Cimentos Itambé e Gelopar. A Secretaria Municipal de Educação (SMED) também disponibiliza alguns professores para o atendimento, o transporte e a alimentação dos alunos e a SMEL apoia as ações dos alunos nas competições escolares e da Federação e disponibiliza os funcionários que coordenam o projeto.

5º Festival NIVEA de Voleibol irá movimentar alunos do projeto, O Popular do Paraná
Foto – Leandro Leão

Texto: Maurenn Bernardo

VEJA TAMBÉM

Compartilhe