Araucária PR, , 28°C

Atenção famílias de Araucária que recebem benefícios da Assistência Social: as pessoas que estão com o Cadastro Único desatualizado na prefeitura devem fazer o recadastramento o mais rápido possível. Quem não realizar o procedimento corre o risco de ser bloqueado ou até mesmo excluído dos programas.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social, das 14 mil famílias inscritas no cadastro do município, cerca de cinco mil estão com as informações desatualizadas. O Governo Federal recomenda que os dados sejam atualizados em até dois anos após a última entrevista realizada para abastecer o sistema. Portanto, quem não comparece há mais de 24 meses para repassar informações cadastrais, deve fazê-lo o mais rápido possível.

A coordenadora do Bolsa Família em Araucária, Anelise Moraes Soares, explica que muitas famílias estão com os cadastros com a validade vencida, mas às vezes nem estão cientes dessa situação. “O Governo Federal informa as pendências por cartas, mas algumas famílias não recebem porque se mudaram, moram em área de invasão ou na área rural e acabam sem saber que precisam atualizar os dados”, diz.

Recadastramento
Para realizar esta atualização dos dados, o beneficiário deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa. No caso da moradia ser na área rural, os inscritos podem entrar em contato com o assistente social da região.

Para a atualização é necessário apresentar a seguinte documentação: documentos pessoais dos moradores da casa – Identidade, CPF, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (para os casados), Cítulo de Eleitor e Carteira de Trabalho (para maiores de 18 anos), comprovante de renda e endereço, declaração escolar (para estudantes menores de 18 anos) e comprovantes de vacinação (de crianças menores de 7 anos).

É importante ressaltar que este procedimento não é somente para os beneficiários do Bolsa Família mas também a outros como: Programa do Leite; Tarifa Social de Água e Luz; benefício de prestação continuada (o qual garante renda para pessoa com deficiência ou idosos que não consigam se manter); Previdência Social para donas de casa de baixa renda; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil por Transferência de Renda; Telefone Popular; Transporte Interestadual de Idoso; acesso facilitado ao programa Minha Casa Minha Vida; auxílio para financiamento de habitação rural; direito à participação de cursos do Pronatec, e, isenção em alguns vestibulares e concursos públicos que tenham editais que prevejam esse direito.
 

Leia outras notícias
EURO EMPREENDIMENTOS