Pesquisar
Close this search box.

Olizandro já teria decidido trocar comando da SMGO

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Olizandro já teria decidido trocar comando da SMGO
Destino do secretário deve ser a Cohab

Depois de muitos boatos sobre o assunto, o prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB) teria sacramentado a saída de João Caetano Saliba de Oliveira do comando da Secretaria Municipal de Governo (SMGO). O anúncio oficial ainda não foi feito, mas deve acontecer nos próximos dias. O substituto do secretário, inclusive, já teria sido escolhido. É Ronaldo Assis Martins, que atualmente comanda a Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Ao que se sabe, a dúvida sobre tirar ou não Caetano da Secretaria de Governo vinha martelando a cabeça do prefeito há alguns meses. Nas últimas semanas, no entanto, ele teria amadurecido a ideia após analisar o desempenho de seu “primeiro secretário” nesses quase 16 meses de gestão. Olizandro teria confidenciado a pessoas próximas que – de fato – o atual titular da SMGO não reúne as condições necessárias para ser o gerente da administração, pois não consegue dar fluidez as demandas das secretarias, o que faz com que muitos procedimentos internos acabem se acumulando na antessala do prefeito. Por consequência, o trabalho nas demais secretarias travam, as políticas públicas não acontecem e a população, corretamente, reclama.

Também teria pesado na decisão do chefe do Executivo municipal a dificuldade de relacionamento de Caetano com os demais secretários. Com raras exceções, a maioria deles não confia no trabalho do advogado. Olizandro, aliás, já estaria se preparando para ouvir dos demais integrantes do seu primeiro escalão diversas histórias envolvendo o atual secretário, tão logo ele deixe o quarto andar.

Pelos corredores da Prefeitura a iminente saída de Caetano já é festejada pelos demais secretários. Injustamente ou não, o ex-funcionário do Peixe Urbano já é considerado o responsável pela maioria das coisas que não deram certo no governo até aqui. Entre as pechas dadas a ele está a de ter omitido do prefeito muitos problemas da gestão e de ter atuado mais no interesse de pessoas próximas a ele do que nas demandas da cidade.

Embora vá deixar o Governo, Caetano não deve deixar a administração. Olizandro, sabe-se lá por quais motivos, não quer se desfazer dele. O destino de Saliba deve ser a presidência da Cohab-Araucária, cargo que até pouco tempo era ocupado pelo vice-prefeito Rui Sérgio Alves de Souza (PT). Outra possibilidade que chegou a ser aventada foi o comando da Chefia de Gabinete. A ideia, porém, teria sido abortada pelo próprio Olizandro que, sabiamente, não considerou saudável mantê-lo no quarto andar. À nossa reportagem Caetano confirmou que sua saída da SMGO é questão de tempo e que, aliás, só não aconteceu ainda porque o mandachuva do andar mais alto do Paço Municipal pediu para que ele aguardasse alguns dias. “Conversei com o prefeito a respeito nos últimos dias e esse era o caminho. Até desacelerei um pouco o trabalho aqui para deixar algumas decisões para o próximo secretário. Sou um soldado do Olizandro e onde ele quiser que eu ajude, eu ajudo”, comentou Caetano na manhã desta segunda-feira, 14 de abril.

Mais gerente
A escolha de Ronaldo Assis Martins para comandar o Governo teria sido a que mais agradou o prefeito. Isto por conta do perfil do atual secretário de Educação, tido como alguém capaz de formar equipe, delegar funções, conciliador e preocupado com o resultado de seu trabalho para a comunidade. Outro ponto que teria pesado a favor do nome de Ronaldo seria o respeito que sua imagem nutre, algo que Caetano não possui. Questionado sobre sua ida para o Governo, o ex-vereador preferiu não se manifestar ainda, porém admitiu que vem tendo conversas a respeito com o prefeito. Olizandro, por sua vez, não retornou as ligações de nossa reportagem até o fechamento desta edição.