Araucária PR, , 16°C

Imagem de destaque - Coluna SMED: O papel fundamental do Monitor no Transporte Escolar – Segurança, Comunicação e Cuidado
Foto: Divulgação

A cada novo ano, o serviço de transporte escolar passa a ser mais utilizado. Nas grandes cidades, o trânsito sempre mais congestionado, dificulta a ida e vinda dos pais e responsáveis até a escola, o que tem feito do serviço de transporte escolar uma alternativa importante nesse contexto.

Na área rural, o transporte escolar é componente fundamental para a inclusão social das famílias, uma vez que proporciona o acesso das crianças à educação formal.

A condução de escolares é regulada pelo Código de Trânsito Brasileiro – CTB – que dedica a ele vários dispositivos. Além de listar uma série de exigências para que o veículo possa ser utilizado para a prestação desse serviço, o CTB impõe vários requisitos para que o motorista esteja apto a conduzi-lo. O Código não exige, sendo facultativo, entretanto, a presença de um monitor no veículo, que tenha por obrigação orientar as crianças com relação à segurança de trânsito durante as viagens e auxiliá-las no embarque e desembarque do veículo.

A presença do monitor poderá evitar acidentes no interior do veículo durante o deslocamento e diminuir o risco de atropelamentos dos estudantes. O monitor é a principal ponte de comunicação entre os pais ou responsáveis e a equipe do transporte escolar. Ele deve, preferencialmente, estar presente na chegada e na saída das crianças, trocando informações com os familiares sobre qualquer ocorrência ocorrida durante o trajeto.

Além de todas as responsabilidades mencionadas anteriormente, os monitores também devem zelar pela ordem e higiene do veículo utilizado no transporte escolar. Eles supervisionam e orientam os estudantes a manterem seus lugares limpos e organizados, evitando o acúmulo de lixo ou qualquer tipo de dano ao veículo.

Outro aspecto essencial para garantir a segurança no transporte escolar é o comportamento seguro tanto dos motoristas quanto dos estudantes. Os motoristas devem dirigir de forma defensiva, respeitando as leis de trânsito, evitando excesso de velocidade e mantendo a atenção no tráfego. Eles também devem evitar distrações como o uso de celular durante a condução.

O transporte escolar municipal de Araucária hoje conta, em todos os roteiros que transporta o ensino infantil e fundamental, com a presença de um monitor, importante ressaltar que o monitor no transporte escolar desempenha um papel de extrema importância na vida das crianças. Ele é responsável por garantir que cada criança seja transportada com segurança, conforto e cuidado, criando um ambiente favorável ao aprendizado e desenvolvimento de todos os estudantes.

Leia outras notícias
CORRIDA DE RUA