Araucária PR, , 17°C

Imagem de destaque - Mutirão da Prefeitura castrou 495 animais neste mês de junho
Foto: Divulgação

A Prefeitura realiza mutirões de castração gratuita de cães e gatos todos os meses e na edição realizada entre os dias 13 e 15 de junho, na Praça da Bíblia, castrou 495 animais. Foram 246 cães e 249 gatos, dentre machos e fêmeas.

Porém, por ser uma campanha importante e totalmente gratuita, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Araucária (SMMA) acredita que os resultados poderiam ter sido ainda melhores.

“Muitas negativas para as cirurgias ocorreram pelo fato de os tutores não terem realizado corretamente o jejum pré-operatório dos animais de exatamente 8 horas antes do procedimento, tanto de água quanto de alimentos. O jejum correto é fundamental para que o animal não sofra tanto com o enjoo provocado pela anestesia e, principalmente, evita risco de óbito durante a cirurgia. Quando ocorre o agendamento da cirurgia do animal, o tutor é informado qual será o horário da cirurgia e exatamente qual horário deve ocorrer a última alimentação do animal”, explica a SMMA.

O programa de castração solidária é voltado prioritariamente a cães e gatos que se enquadrem em uma das seguintes situações:

  • Animal resgatado por protetor independente devidamente cadastrado na SMMA;
  • Animal de rua (desde que tenha alguém que se responsabilize pelo período do pré e pós-operatório, pois para a cirurgia o animal precisa estar em jejum e os cuidados do pós-operatório duram em média 7 dias – dar medicação que é fornecida gratuitamente pela Prefeitura e monitorar a cicatrização dos pontos;

    3) Animal de família com cadastro NIS (Número de Identificação Social fornecido nos CRAS). Somente se sobrarem vagas, outros casos são atendidos.

    Além de fazer o jejum do animal corretamente, fique atento a alguns pontos importantes:
  • Comprovante de endereço: esteja com seu comprovante em mãos (pode ser impresso ou no celular);
  • Lacre as caixinhas: os gatos precisam estar em caixa de transporte adequadamente lacrada. Confira se a travinha está bem firme, orienta-se reforçar com uma trava de arame ou até um fitilho de presente. Lembre-se que os animais podem tentar fugir, então seja prudente. Para dar mais segurança, ainda pode-se colocar um lençol ou uma cobertinha sobre a caixinha do gato, para que não fique assustado com o movimento e nem se sinta ameaçado por outros animais;
  • Coleira adequada ao tamanho do seu pet: lembre-se que os cães precisam estar com guia e coleira adequadas ao seu tamanho, um fiozinho não vai segurar seu cachorro se ele é grandão. O animal pode ser quietinho em casa, mas na castração haverá muitos animais e pode haver disputa de território e brigas. Então esteja com guia adequada e se necessário equipe seu animal com focinheira.

Leia outras notícias
EURO EMPREENDIMENTOS