Em 1977, quando Araucária era governada pelo ex-prefeito engenheiro Rizio Wachowicz, no dia em que se comemora o Dia do Trabalho e do Trabalhador, foi realizada pela primeira vez em nossa cidade o Passeio Ciclístico do Dia 1º de Maio.

O local de largada e de chegada era a Praça Dr. Vicente Machado, em frente à sede da antiga Prefeitura Municipal era dada a partida, e logo no primeiro passeio o número de participantes foi tão grande que mesmo agrupados por idade, os participantes quase que faziam a volta em toda a praça central.

Foi grande o número de participantes, vieram famílias inteiras, onde os pais acompanhavam os filhos, e com as ruas fechadas ao trânsito, veículos policiais como batedores, os ciclistas fizeram um longo percurso que ia da Praça Dr. Vicente Machado até o Seminário pela Rua Dr. Victor do Amaral seguindo pelo Bairro Tindiquera até chegar a Avenida Archelau de Almeida Torres, quando retornavam pela Rua Dr. Victor do Amaral até a praça central em frente a Prefeitura Municipal, quando recebiam o diploma de participação no Primeiro Passeio Ciclístico de Araucária no Dia do Trabalho.

O momento registrado nesta foto, é a largada do Passeio. O lugar onde o grupo se encontra é em frente a antiga Prefeitura Municipal, o prédio que já foi demolido quando a Municipalidade mudou seu endereço para a Rua Pedro Druszcz nos anos 80, muitas mudanças ocorreram neste pequeno trecho nos anos que se passaram.

As ruas agora asfaltadas deixaram os paralelepípedos nas lembranças, assim como a construção a esquerda quando ali foi a antiga loja Móveis Pinheiro, também deixou de existir o Pavilhão das Bandeiras visto a direita e a Farmácia Ehlkefarma vista ao fundo, logo atrás da multidão. Outras saudades são o veículo Itamaraty, uma relíquia dos anos 80 estacionado a direita e também o seu antigo proprietário Sr. João Bello (in memoriam), na época o “Tio” Bello respondia pela Ciretran em Araucária e cabia a ele dar as ordens para fechar as ruas por onde o passeio seguiria.

Desde os anos 70, o Passeio ciclístico se repete no dia Primeiro de Maio. Mas o que a torna inesquecível foi a primeira vez que se realizou. Muitos participantes mais velhos já são de saudosas memórias, e, muitas crianças hoje já são adultos e acompanham seus filhos e netos neste passeio, mas, já não é mais da mesma maneira.

Apesar das primeiras vezes a corrida seguirem a maneira de ficar à vontade, hoje os participantes são obrigados a usarem equipamentos de proteção na cabeça, joelhos, braços e pernas, e o passeio mais livre também faz parte de nossas saudades. Ainda que muitos trabalhadores só venham aproveitar o seu dia para um passeio, para todos os trabalhadores um Feliz Dia do Trabalho.

Texto de responsabilidade de TEREZINHA DE S. POLY – Administradora da Página Araucária uma Cidade uma Saudade do Facebook.

Edição n.º 1463.