Revirando os baú veio que ficon no sote de casa, iéu acabando encontrando um punhado de retrato dos antigo, dos tempo que nos casamento tirar retrato sendo um acontecimento e um dos momento mais importante despois do reikonwinne e tiepowine, que as pessoa de hoje nem sabendo o iésto significando!!! E estando lá no meio dos retrato, a fotografia do casamento da Babka e do Diadek, junto com todos padrinho, com os conde, as dama e todos convidado, acho que mais de 100 pessoa reuninida numa fotografia só e enton iéu ficando imaginando que como os fotógrafo da época deviam ser bom em ponhar tanta gente num retrato só e por sorte ainda non tinhon inventado iestas sérfi.

Mais o que mais me chamando a atençón sendo que o retrato foi tirado na frente do paiol de mio onde se fazion a comilança e despois o baile, e o paiol sendo de madera construída com os tronco das árve na prancha!!! Enton iéu se alembrando que lá na Araucówia tem um lugar que tendo iéste tipo de construçón polaca, lá no Parque, na Aldéia da Solidariedade.

Me batendo curiosidade de saber se aquele paiol de mio non sendo uma das casa que estando no Parque!!! Iésta coisa ficô matutando na cabeça que ieu teve que ir lá fazer a comprovaçón!! Mais como saber se sendo a mesma?? ieu enton fói lá na aldéia e levô retrato pra fazer a comparaçón!!! Lá tendo umas par de casa de polaco das antiga, e sabe que uma delas sendo mesmo parecida com a do retrato? Mesmo jeito, os detalhe tudo igual, a porta sendo a mesma do paiol.

Iéu enton foi preguntar pro rapaiz que estando cuidando do lugar, como que fazendo pra ter certeza que mesmo que o paoil do retrato sendo o mesmo do paiol da aldéia. Enton Rapaiz dizendo que tendo que consultar nos livro quem que sendo o antigo proprietário. Pegô telefônico e foi ligando pra um lugar e pra otro e demorando pra ter um resposta.

Sabe que na hora me passando pela cabeça as idéia de que, se fondo o mesmo paoil de mio do retrato e se non tiver documento de venda iéu inté podendo recuperar o paiol e ponhar na roça pra ser de potrero novo!!! Já foi medindo o tamanho do paiol pra escolher o mior lugar pra mudança. Já que os tronco non levon prego só sendo feita nos encaxe, vai ser muito fácil de desmontar e montar de novo, só pegar uns dois camarada pra ajudar na carga.

Enton rapaiz me chamando e foi falando que iéles non conseguindo descobrir quem sendo o antigo proprietário. Enton ieu mostrando retrato e falando que sendo imóvel da familia e que percizando levar embora. Enton o rapaiz foi lando que tendo um documento de doaçón do Paoil!!! Desgracéra Mésmo!!! As idéia foi por água abaxo. Iéu se dispidiu do rapaiz e foi embora!!! Non podendo ser o mesmo paiol, porque pelo que ieu conhecendo a família, ninguém seria loco de fazer doaçón de algo que sendo útil??

Edição n.º 1476.