O Dia de Corpus Christi é uma data celebrada por todas as comunidades católicas em todas as partes do mundo. É uma importante solenidade que celebra o Sacramento da Eucaristia no qual os fiéis creem que o pão e o vinho se transformam no sangue e corpo de Jesus Cristo. A data é celebrada sempre em uma quinta-feira 60 dias após a Páscoa, quando Jesus instituiu a Eucaristia durante a última Ceia.

WhatsApp

Participe da nossa comunidade

Entrar no grupo @opopularpr

Todos os anos, Araucária, assim como em outras cidades comemora desde as primeiras horas da quinta feira o Dia de Corpus Christie. Os fiéis vão às ruas próximas das igrejas para confeccionarem os tapetes por onde a Procissão passará. Os tapetes são feitos de materiais como serragem colorida, pó de café, flores, materiais pequenos e coloridos, atualmente, junto com os materiais coloridos também é colocado alimentos e roupas que serão reunidos para distribuição às famílias carentes.

E assim todos os anos, Araucária mantém a tradição de confeccionar tapetes coloridos por onde a Procissão passa liderada pelos Padres e Diáconos levando o Ostensório com a Eucaristia. Até alguns anos atrás havia apenas a Procissão no Santuário Nossa Senhora dos Remédios, mas nossa cidade cresceu, se expandiu em várias comunidades que realizam também suas procissões e seus tapetes dentro da religiosidade.

Essa foto, feita da torre da Matriz, é de uma das Procissões na década de 70. Seguindo a tradição, durante a Procissão algumas casas, estabelecimentos comerciais, constroem na frente um pequeno altar, onde a Procissão para por alguns instantes para benção. E nesta foto o pequeno altar está em frente a antiga Sede da Prefeitura Municipal. Aqui a multidão que segue a procissão une-se em oração, e, em seguida prossegue.

O que vemos aqui é o antigo centro de nossa Araucária, algumas destas casas já não existem, mas outras como a primeira a esquerda onde era a residência da Família Alves Pinto é Tombada pelo Patrimônio Histórico de Araucária e atualmente ocupada pela Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal, a antiga Sede da Prefeitura infelizmente foi demolida e só resta o terreno vazio, a seguir o casarão onde era residência e consultório do Dr. Amur Ferreira (in memoriam) atualmente utilizado por um restaurante, a seguir a casa onde foi a Casa das Sementes e também a Loja Samira agora dá lugar ao Edifício Julio Grabowski, logo abaixo há um grupo de árvores que já não existem e no lugar vários prédios comerciais, no final uma casa onde aparece as janelas atualmente é uma loja de calçados.

Neste pequeno espaço que vemos, muitas mudanças ocorreram, a rua na foto ainda era de paralelepípedos agora está asfaltada, casas, cores, pessoas, o tempo avançou e deixou saudades desta simplicidade, mas a fé demonstrada por todos neste dia é permanente, algo que o tempo não levará.

Edição n.º 1518. Texto de responsabilidade de TEREZINHA DE SOUZA POLY – Administradora da Página Araucária uma Cidade uma Saudade do Facebook.

Threads

O Popular também está no Threads

Seguir @opopularpr