NP: Gastos com funcionalismo público em Araucária ultrapassa 50% da arrecadação
A Secretaria Municipal de Finanças (SMFI) realizou nos últimos dias uma audiência pública na Câmara de Vereadores para apresentação dos dados referentes a prestação de contas do Município no período de janeiro a abril. Esse encontro é uma obrigatoriedade prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Saúde e Educação
Entre os dados apresentados estiveram os de investimento municipal nas áreas de Saúde e Educação. Os números mostram que no primeiro quadrimestre de 2026 a Prefeitura investiu em Saúde o equivalente a 18,87% da receita corrente líquida. Constitucionalmente, o mínimo que o Município é obrigado a investir neste setor é 15%. Já em Educação o percentual investido no período soma 33,20%. O mínimo constitucional para a área é de 25%. Ou seja, Araucária atendeu ambas as exigências.
Receitas
Também conforme os dados apresentados, ao longo do primeiro quadrimestre a arrecadação total do Município foi de R$ 599,8 milhões, o que equivale a 25,96% do total previsto na lei orçamentária para este ano de 2026.
Gastos com pessoal
Outro dado bem importante apresentado foi o de gastos com pessoal. Esse índice também é uma obrigatoriedade da legislação e é mostrado sempre levando em conta os últimos doze meses. Logo, o período em questão compreende maio de 2025 a abril de 2026. Nesse ínterim o Município gastou com o custeio da folha R$ 787.880.926,62. Isso equivale a 50,36% da chamada receita corrente líquida. O percentual está acima dos 48,30%, que é quando é acionado o chamado limite de alerta previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Edição n.º 1936
