A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) começou nesta semana um trabalho de descentralização de exames de eletrocardiogramas. A ideia é agilizar a fila do procedimento, que tem média mensal de 1.100 novas solicitações, além de possibilitar que a pessoa seja atendida em sua UBS de referência. Com a nova organização, o procedimento passará a ser feito em sete unidades básicas de saúde diferentes.

TikTok

O TikTok mais pop da cidade!

Seguir @opopulardoparana

Onde?

Com a descentralização, o exame passará a ser oferecido também nas unidades do CSU, Shangri-la, Califórnia, Santa Mônica, Boqueirão, Industrial e Costeira. Obviamente, o procedimento será feito mediante agendamento e programação da “central de marcação” da Secretaria de Saúde. Para dar vida a essa descentralização, a SMSA utilizará sete aparelhos eletrocardiógrafos adquiridos pela Prefeitura por meio de convênio com o Governo do Estado. Os equipamentos são operados por técnicos de enfermagem concursados, sendo que o laudo é feito por meio do sistema de telediagnóstico da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). O resultado sai em até duas horas.

UBS

Falando em unidades de saúde, a reabertura da UBS Alceu do Valle Fernandes, carinhosamente chamada de UBS Costeira, já tem data para acontecer. A Secretaria de Saúde pretende abrir as portas do local no sábado, 4 de julho de 2026. Essa foi mais uma daquelas unidades fechadas sem planejamento entre 2020 e 2024 e que tiveram que ter o cronograma de construção revistos quando do início da atual gestão em virtude de atrasos na execução dos serviços.

Edição n.º 1937.

Telegram

Notícias direto no Telegram

Entrar no canal @OPopularPr