Rotary Club de Araucária adere à campanha do Distrito 4730 sobre a preservação da água
Na ação, uma garrafa com água coletada da nascente do Rio Iguaçu, em Piraquara, percorre os clubes das cidades que estão no curso do rio.
O Rotary Club Araucária está engajado no projeto “Da Fonte ao Turbilhão”, iniciativa do Distrito 4730 que convida à reflexão sobre a importância da preservação da água e do meio ambiente. A caminhada teve início em 1º de agosto de 2026, no Reservatório do Carvalho, em Piraquara, onde foi coletada simbolicamente a água da nascente do Rio Iguaçu. A partir daí, uma garrafa com essa água percorre os clubes de Rotary das cidades banhadas pelo rio, representando a união de rotarianos em prol da preservação desse patrimônio natural.

O destino da jornada será o grandioso espetáculo das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, onde a água encontrará seu “turbilhão”, encerrando um percurso que simboliza o compromisso coletivo com a sustentabilidade, a educação ambiental e o cuidado com as futuras gerações.
No dia 31 de agosto, o Rotary Club de Araucária recebeu a visita dos clubes de São José dos Pinhais, que vieram fazer a entrega simbólica da água. “Enquanto a garrafa estiver sob nossa responsabilidade, serão desenvolvidas atividades de conscientização e palestras em escolas, levando a mensagem da preservação ambiental para crianças, jovens e toda a comunidade”, disse a presidente do Rotary, Jociane Emídia Silva.
No dia 10 de setembro, o projeto terá continuidade com a entrega da garrafa contendo a água da nascente do Rio Iguaçu ao Rotary Club de Fazenda Rio Grande. “Mais do que transportar uma porção de água, esse gesto representa a união entre os clubes, a conscientização ambiental e a responsabilidade compartilhada pela preservação de um dos maiores patrimônios naturais do Paraná”, destaca Jociane.
Edição n.º 1949
