Araucária PR, , 16°C

Foto: Marco Charneski

Não compre os materiais sem antes fazer uma pesquisa de preços
Não compre os materiais sem antes fazer uma pesquisa de preços

Com a aproximação da volta às aulas, começa a correria para comprar os materiais escolares para o ano letivo. Nessa época do ano, várias contas se acumulam e, por isso, economizar na compra do material é sempre uma boa pedida. Nesta hora, algumas dicas devem prevalecer como reutilizar o máximo possível de coisas do ano anterior, perguntar para amigos ou pais de alunos mais velhos o que pode ser emprestado, tentar comprar materiais em conjunto para obter descontos e, principalmente, fazer uma boa pesquisa de preços.

Para comprovar que é mesmo de extrema importância ficar de olho na hora de comprar o material escolar, a reportagem do Jornal O Popular realizou uma pesquisa com estabelecimentos que comercializam este tipo de produtos, e constatou que, se os produtos da cesta forem adquiridos todos em uma mesma loja, a variação do menor preço pode chegar a 18,41%. Se comprados separadamente, nas lojas onde estão sendo praticados os menores preços, a variação pode chegar a 93,43%.

A pesquisa contém 17 itens básicos da lista e envolveu cinco papelarias e duas grandes lojas da cidade. Confira o resultado na tabela.

Dicas importantes

Além da pesquisa, outra dica importante é ir às compras sem a presença dos filhos, pois desta forma os pais poderão evitar a compra de materiais personalizados, que possuem um custo bem maior.

Antes de ir às compras, os pais também devem verificar as sobras dos anos anteriores, pois há vários materiais que podem ser reutilizados, tais como canetas, borrachas, réguas, cadernos e outros.

Também é bom salientar que as escolas não podem indicar local ou marca para a compra do material escolar, bem como não podem exigir que os pais comprem todo o material de uma única vez, pois o mesmo pode ser entregue na medida em que as atividades forem sendo desenvolvidas.
arquivo 10_geral.indd
Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Everson Santos

Leia outras notícias
MedPrev - Novembro Azul