A partir da próxima segunda-feira, 6 de fevereiro, a Prefeitura inicia os trabalhos para restabelecer a mão única na Avenida Archelau de Almeida Torres. A via passará ter sentido centro bairro desde a esquina com a avenida Victor do Amaral, na região central, até a rua Minas Gerais, já no bairro Costeira.
Detalhes da mudança foram repassadas pelas secretarias Urbanismo e de Planejamento em reunião realizada no anfiteatro da Prefeitura. Participaram da conversa comerciantes instalados ao longo da avenida, representantes da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (Aciaa), bem como alguns vereadores e o prefeito Hissam Hussein Dehaini (PPS).
Conforme informações da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR), a ideia de restabelecer a mão única na Archelau vem ao encontro de estudos que a Prefeitura vem fazendo há um ano e que farão parte do Plano de Mobilidade da cidade. O Plano em si só deve ser aprovado daqui três meses, mas o prefeito decidiu antecipar essa mudança a fim de dar mais fluidez ao tráfego de veículos naquela via.
Ainda de acordo com a SMUR, com adoção da mão única da Archelau, será restabelecido o binário com a rua Miguel Bertolino Pizzatto, que terá somente sentido bairro/centro desde o Costeira até a Victor do Amaral. Hoje, o sentido único na Bertolino vai somente até a rua Guanabara.
A retomada do binário Archelau/Bertolino também mexerá no sentido de vias de seu entorno. A rua Fernando Suckow segue tendo sentido bairro, mas a rua Heitor Alves Guimarães, que hoje só desce, passará ter sentido bairro-centro. A Prefeitura também irá promover, entre outras, alterações no encontro das ruas Archelau, Maranhão, nas proximidades do campo do Costeira.
Quinze dias
A expectativa da Secretaria de Urbanismo é a de que, iniciados os trabalhos de alteração no sentido da Archelau na próxima segunda-feira, o processo todo de implantação do binário leve cerca de quinze dias.
Texto: Waldiclei Barboza / Foto: everson santos