Uma grande operação varreu diversos estabelecimentos comerciais de Araucária ao longo da noite deste sábado, 23 de fevereiro, e madrugada de domingo (24), fechando, no total, sete bares em razão de irregularidades em seu funcionamento.
A blitz reuniu a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar e fiscais das secretarias de Finanças (SMFI) e de Meio Ambiente (SMMA). O trabalho foi comandado pelo próprio secretário municipal de Segurança Pública, José Roberto Fortes Couceiro, e pelo comandante dos Bombeiros em Araucária, Taylor Thomaz.
De acordo com a Guarda Municipal, a natureza do trabalho foi preventiva e verificou se os estabelecimentos possuíam alvará de funcionamento, documentação dos bombeiros quanto à prevenção de incêndio, estavam cumprindo a legislação quanto a não permanência de adolescentes em seu interior, entre outros.
O saldo da operação, de acordo com o secretário de Segurança Pública, foi à necessidade do fechamento de sete estabelecimentos, a grande maioria ao longo da Avenida Archelau de Almeida Torres. Dois responsáveis por esses locais também foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para esclarecimentos, já que permitiam em seus comércios adolescentes, os quais estavam com acesso a bebidas alcoólicas, o que é proibido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Cerca de 60 menores de idade também foram identificados pelo Conselho Tutelar e encaminhados para suas casas, sendo que os casos agora serão encaminhados à Promotoria da Infância e Adolescência para as providências cabíveis.
Fotos: Marco Charneski/ O Popular do Paraná