Araucária PR, , 15°C

A Prefeitura de Araucária, em parceria com o Sebrae, está lançando o Plano de Retomada Econômica, que prevê várias ações a serem adotadas para superar as dificuldades trazidas pela pandemia do novo coronavírus. A crise pandêmica afetou diversos setores do município, e através do plano, a proposta é estimular a retomada do crescimento, o desenvolvimento da cidade, a criação de empregos, a geração de renda tanto para empresas quanto para a população e ainda oferecer cursos de capacitação nas mais diversas áreas econômicas. Além de diretrizes nos setores de empregabilidade, de apoio ao empreendedor, de parceria com as indústrias, o plano traz ainda, a inovação tecnológica. A proposta não é apenas socorrer a economia no momento da pandemia, mas dar suporte para a retomada total das atividades econômicas.

A contratação do Plano de Retomada de Economia contempla quatro pilares. Na primeira será realizada uma pesquisa entre os empresários locais, para se chegar a uma percepção real da atual situação econômica que eles enfrentam. É um formulário rápido de ser preenchido, e a importância das respostas é fundamental para subsidiar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Araucária a tomar as decisões corretas. O segundo passo será a implantação de um Parque Biotecnológico em Araucária, com a contratação de serviço técnico e a criação de uma incubadora para expor projetos de empresários e mesmo de estudantes universitários.

O terceiro pilar é a criação de uma Zona Econômica Especial, que prevê o resgate do movimento histórico que criou o Parque Industrial do Município, cuja proposta é criar um ambiente favorável para a atração de novas indústrias. O quarto e último pilar é oportunizar aos empreendedores locais, cursos de capacitação, através do Sebrae, com temas inerentes às suas respectivas atividades como visual de loja física, visual de loja online, palestra sobre vitrinismo, gestão financeira e ainda workshops sobre Gestão de E-commerce, marketplace e mídias digitais.

“Estamos diante de uma crise que afetará não apenas um setor da economia ou algumas regiões do País, é claramente uma situação que está impactando o mundo todo, em todas as áreas. Nesse cenário, todas as cidades também serão afetadas, sofrerão com quedas de arrecadação e aumento das despesas. Em Araucária, por exemplo, as Micro e Pequenas Empresas já estão sendo duramente impactadas pela escassez de recursos e recuo no consumo, situação que repercute na redução da arrecadação aos cofres públicos. É por isso que o Poder Executivo tem esse importante desafio de tomar decisões em tempos de crise. E nesse momento, o planejamento e os subsídios adequados são fundamentais”, explica a Prefeitura.

Para participar da pesquisa, é só acessar o link https://bit.ly/2G4ninb

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1229 – 10/09/2020

Leia outras notícias