Araucária PR, , 16°C

Foto: Freepik
Mais de 20 mil pessoas já acessaram o sistema virtual de rematrículas
Foto: Freepik

Até a tarde de quarta-feira, 21 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação registrou 20.460 acessos aos serviços de rematrícula nos Cmeis e escolas municipais. É um número bastante expressivo, considerando que o processo, que este ano está sendo feito de forma virtual, foi aberto no último dia 15 de outubro. O prazo vai até 14 de novembro. A secretária de Educação, Adriana Palmieri, destacou o sistema virtual ajuda a evitar aglomerações, uma das principais recomendações das autoridades sanitárias em tempos de pandemia de Covid 19. “Também estamos fizemos essa mudança, tentando se adaptar à nova realidade que teremos de agora em diante”, argumentou.

Para quem ainda não efetuou a rematrícula do seu filho, a SMED dá algumas orientações. Primeiro, é importante que o responsável pela criança faça seu cadastro no autoatendimento da Prefeitura, onde será gerado um login e senha, para em seguida realizar a rematrícula no site https://araucaria.atende.net/ Já no site, do lado direito da tela, é só clicar sobre a palavra cadastre-se, em seguida vai abrir uma tela onde deve-se clicar no campo para informar “não sou um robô”. Na tela seguinte, a pessoa terá que selecionar na finalidade – serviços do portal do cidadão destinados a quem deseja acessar os serviços que necessitam de usuário e senha, disponibilizados no portal da entidade, e em seguida clicar em confirmar, lado esquerdo da tela, abaixo. Ao clicar na palavra confirmar vai aparecer na tela campos para serem preenchidos com dados da pessoa e endereço. Então basta preencher os campos e depois clicar em confirmar, lado esquerdo da tela. Importante: a pessoa deve cadastrar um e-mail válido. Após clicar na palavra confirmar, será exibida uma mensagem de confirmação e a pessoa irá receber um e-mail, no endereço cadastrado anteriormente. Então é só acessar o e-mail e clicar sobre o link que foi enviado.

Na sequência é só seguir os seguintes passos: os documentos necessários para rematrícula devem estar em PDF no celular ou computador; comprovante de residência da Copel, emitido em no máximo 60 dias; carteira de vacinação; CPF da criança, caso ainda não tenha entregue na escola ou Cmei; fotocópia da folha resumo do cadastro do número de identificação social do programa bolsa família (NIS). Depois é preciso selecionar a opção desejada, Cmei ou escola, preencher todos os campos solicitados e incluir os anexos. Ao finalizar o procedimento, irá aparecer na tela um número. Guarde bem esse número, ele é seu protocolo e por onde serão informadas as atualizações da rematrícula.

Atenção!

Os pais e responsáveis pelas crianças que estão no Infantil 4 nos Cmeis que não tem Infantil 5, e estudantes do Infantil 5 de Cmeis, que irão para o 1°ano, não precisam fazer a rematrícula. Estes receberão carta matrícula que será entregue pela direção da unidade, a partir do dia 28 de outubro. Os pais e responsáveis pelos estudantes de 5°ano e 9°ano, não precisam fazer a rematrícula, pois receberão direcionamento por meio de listagem, pela Secretaria de Estado da Educação.

A SMED esclarece ainda que o cadastro do usuário do sistema de autoatendimento é realizado apenas uma única vez, e independe se o responsável tenha, por exemplo: um filho(a) em escola e um filho(a) em Cmei. O procedimento para pedir a rematrícula deve ser feito por criança separadamente, ou seja, pais com mais de um filho(a) devem fazer a rematrícula de uma criança por vez. A rematrícula se aplica apenas para os alunos do município de Araucária, de Cmeis e escolas municipais. Após concluir o pedido de rematrícula e anexar fotos dos documentos solicitados, o responsável deve aguardar a escola, que fará análise dos documentos e enviará uma mensagem via whatsapp, informando se está tudo certo, não sendo necessário que o responsável pelo aluno faça nenhum aviso para a escola.

Serviço

Quem tiver alguma dúvida a respeito do processo virtual de rematrículas, deverá entrar em contato pelo whatsapp 3614-7405.

Prazo para recadastramento escolar vai até o dia 31

A Secretaria Municipal de Educação alerta aos pais e responsáveis que o prazo para o recadastramento online de todas as crianças de 0 a 3 anos que estão na fila de espera aguardando por uma vaga nos Cmeis encerra no próximo dia 31 de outubro. O recadastramento escolar é um procedimento realizado anualmente pela SMED, para atualização de dados cadastrais.
Todas as crianças que estão na fila de espera aguardando por uma vaga nos Cmeis terão seu cadastro avaliado, pois ele não garante a vaga imediata. O recadastramento deve ser feito através do site da Prefeitura de Araucária https://araucaria.atende.net/, na janela “educação – filas de espera”.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1234 – 22/10/2020

Leia outras notícias
EURO EMPREENDIMENTOS