Pesquisar
Close this search box.

Estudante do Colégio Professor Júlio Szymanski é convocado pela Seleção Brasileira e pode disputar Olimpíada Internacional de Astronomia

Gabriel Piccioni está colecionando medalhas conquistadas em olímpiadas desafiadoras. Foto: Marco Charneski
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Estudante do Colégio Professor Júlio Szymanski é convocado pela Seleção Brasileira e pode disputar Olimpíada Internacional de Astronomia
Gabriel Piccioni está colecionando medalhas conquistadas em olímpiadas desafiadoras. Foto: Marco Charneski

No currículo de Gabriel Piccioni, 17 anos, não faltam vitórias. O jovem é dono da medalha de ouro na Olimpíada Paranaense de Matemática – OPRM, da prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, e de mais um ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA, realizada no ano passado. A mente brilhante, aliada à dedicação do aluno do Colégio Estadual Professor Júlio Szymanski, chama a atenção e não é à toa. O araucariense foi convocado a integrar a Seleção Brasileira de estudantes que disputarão a Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.

Após conquistar o ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia, Gabriel conta que foi chamado para participar de uma seletiva, composta por três provas online, que aconteceram em janeiro e fevereiro. Esta etapa, assim como as demais, aconteceu online e contou com outros 9 mil alunos, espalhados pelo país. “Dessas 9 mil pessoas, 152 passaram para a segunda fase. E das 152 pessoas, apenas 40 passaram para a fase em que estou agora. Vamos receber treinamento pelos próximos meses com professores e astrônomos, para participar das olimpíadas internacionais”, explicou.

Integrando a seleção brasileira que representará nosso país em competições internacionais, o estudante demonstra maturidade e confiança, frutos de muito estudo e paixão pela matemática. “Formamos a seleção, mas apenas 15 de nós serão de fato “titulares”. A escolha desses 15 estudantes será de acordo com o desempenho nos treinamentos. Dez farão a OLAA – Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica e outros cinco vão disputar a IOAA – Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica”, diz Gabriel.

Oportunidade de ensinar

Apesar de estar focado no desempenho dentro da seleção para alcançar ainda mais conquistas e fazer bonito nos próximos desafios, o estudante ganhou a oportunidade de ensinar aos seus colegas aquilo que mais ama. Segundo Andre Gotfrid, diretor do Szymanski, Piccione é o orgulho da escola, não apenas pelos títulos, mas por sempre ter sido um aluno disposto e dedicado. Portanto, o diretor confiou ao estudante a criação do primeiro Clube de Astronomia da instituição. “Não tem ninguém melhor do que ele para ensinar os colegas sobre este campo tão fascinante”, diz Andre.

O clube será voltado para todos aqueles que gostam ou tem interesse em astronomia e nas demais ciências desta área. Muito democráticas, as aulas serão para aqueles que só gostam de ver curiosidades e fotos de nebulosas e também para os que sonham em crescer no campo. Por enquanto, os encontros virtuais do clube, que ocorrerão pelo aplicativo Discord, são exclusivos aos alunos do colégio.

“Não precisa saber nada sobre os assuntos para participar, nem mesmo interagir, nem resolver as listas de exercícios e simulados, mas seria bacana se envolver, conhecer mais, se desafiar. No grupo teremos dicas de estudos, fotografias, notícias, preparação para olimpíadas, bate-papo, recomendações de livros, reforço de matemática e física, quiz, kahoot, among us e gartic”, conta Gabriel.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1259 – 29/04/2021